Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Notícia

Jean-Paul Belmondo, estrela de Acossado, morre aos 88 anos

Morte foi confirmada nesta segunda-feira (6) por ex-advogado do ator

FP
06.09.2021, às 12H47.
Atualizada em 06.09.2021, ÀS 13H16

Créditos da imagem: Criterion Collection/Reprodução

O ator francês Jean-Paul Belmondo, estrela de Acossado (1960), clássico da nouvelle vague dirigido por Jean-Luc Godard, faleceu hoje (6) aos 88 anos. O advogado do ator confirmou à imprensa, embora não tenha revelado a causa da morte [via IndieWire].

Tendo estrelado em mais de 100 filmes, Paul Belmondo é extremamente reconhecível por fãs da nova onda francesa, movimento artístico do cinema que ganhou popularidade na década de 60. Além de Acossado, um dos principais títulos da geração, ele também estrelou O Demônio das Onze Horas (1965) ao lado de Anna Karina.

Também durante a década supracitada, o ator obteve fama de galã de ação na França, sendo extremamente comparado aos astros americanos James Dean e Humphrey Bogart, graças a papeis em filmes como Banana Peel (1963), de Marcel Ophüls, e O Homem do Rio (1964), de Philippe de Broca

O nome de Belmondo esteve nas manchetes principais de Hollywood, em abril de 1996, quando atacou os estúdios e distribuidores dos Estados Unidos. Isso aconteceu porque o ator ficou furioso que seu filme Désiré (1996), de Bernard Murat, estava disponível em apenas 20 telas na França, enquanto filmes americanos, como Toy Story (1995), chegavam a 500 salas. 

Ao longo da carreira, Paul Belmondo conquistou duas indicações ao BAFTA - equivalente britânico ao Oscar - e ganhou um César (o Oscar francês) em 1988 por Itinerário de um Aventureiro, de Claude Lelouch.

O ator deixa quatro filhos, incluindo o motorista da Fórmula 1, Paul Belmondo.