Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Entrevista

James Cameron quase não escalou Kate Winslet em Titanic: "Eu nem queria vê-la"

Diretor não estava confiante na atriz, que tinha a reputação de "Kate Espartilho" na época

2 min de leitura
RM
08.02.2023, às 18H00.
Atualizada em 09.02.2023, ÀS 10H12

Créditos da imagem: Divulgação

Uma das grandes forças de Titanic, filme que volta aos cinemas brasileiros nesta quinta (9) em comemoração de seus 25 anos, é a química entre os protagonistas. No entanto, o processo de escalação de Kate Winslet e Leonardo DiCaprio foi cheio de dúvidas, como relembra o diretor James Cameron.

Nós vimos um monte de atrizes jovens. E a Kate era uma delas”, disse o diretor em entrevista coletiva com a presença do Omelete. “Eu queria alguém que realmente quisesse fazer aquilo. Kate mostrou um monte de interesse e entusiasmo pela personagem. Ela acreditava que poderia fazer, mas eu não estava convencido”.

Cameron afirmou que, naquele momento, a atriz era notória por fazer papéis em filmes de época, como Razão e Sensibilidade, Paixão Proibida e Hamlet. “Ela estava ganhando a reputação de ‘Kate Espartilho’”, disse. “Por isso, eu nem queria vê-la, em um primeiro momento. Mas aí a conheci. Ela foi espetacular”.

Após esse encontro, a atriz fez um teste para o papel principal, de Rose DeWitt. “Eu montei o set e tudo isso. Não foi apenas uma audição, sabe, usando calça jeans. Colocamos ela no figurino, fizemos o cabelo, tudo”, lembrou. “Em parte para ver se ela podia fazer o sotaque do meio-Atlântico, da alta camada da sociedade, sendo uma garota britânica de classe média. Será que ela conseguiria?”.

Após o teste, Kate enviou uma rosa com um bilhete para James Cameron, onde dizia: “Eu sou sua Rose”. “Ok, Kate. Você conseguiu. Você quer fazer isso. E, a propósito, tomaremos nossa própria decisão”, brincou o diretor, aos risos. “Mas Kate tem uma personalidade muito forte e ela meio que manifesta sua vontade ao mundo.” Ao fim, como sabemos, ela conseguiu o papel.

Só aí começou a procura pelo co-protagonista, Jack, o passageiro da terceira classe por quem Rose se apaixona. “Kate foi muito generosa com o seu tempo enquanto trabalhava com os potenciais Jacks, incluindo o Leo”, continuou Cameron.

"Ela ficou entusiasmada quando veio da leitura com o Leo. E, você sabe, eu não sou cego, surdo e mudo. Eu podia ver a química entre os dois. Ela reiterou logo em seguida, dizendo: ‘Ele é o cara, ele é o cara!’. Isso descreve quem é a Kate em poucas palavras”.

Como dizem, o resto é história - a de Titanic e a do cinema, como um todo.

O longa-metragem retorna aos cinemas nesta quinta, dia 9.