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<i>The Passion</i> continua despertando polêmica

<i>The Passion</i> continua despertando polêmica

ÉB
06.10.2003, às 00H00.
Atualizada em 22.01.2017, ÀS 15H02

Segundo a Newsweek, o polêmico The Passion, filme dirigido por Mel Gibson, continua sem grandes estúdios interessados na distribuição.

"Não vale a dor de cabeça", disse um executivo de Hollywood à revista. "Mesmo que faça algum dinheiro, o filme não será nenhum Titanic". As empresas duvidam do potencial da obra, rodada inteiramente em latim e aramaico, e têm medo da resposta do público à produção.

As ressalvas têm fundamento, afinal, material de teor religioso (The Passion narra as 12 horas finais de Jesus Cristo), mesmo que aprovado pela Igreja Católica (leia mais), certamente despertará o ódio de outros grupos. Recentemente, uma entidade que luta contra grupos anti-semitas declarou publicamente estar preocupada com o potencial do filme em "alimentar o ódio, inveja e anti-semitismo" reforçando uma crença que os judeus seriam responsáveis pela morte de Jesus.

Além da polêmica, os estúdios também temem o boicote a outros de seus produtos. Afinal, empresas como a Disney têm parques de diversões, diversos filmes em cartaz, cadeias de lanchonetes etc.

O precendente mais dramático foi o excelente A última tentação de Cristo (The Last Temptation of Christ), filme de Martin Scorsese, que naufragou nas bilheterias em 1988 e gerou uma onda de protestos. Foram milhões de cartas indignadas com a mensagem do filme - que mostra Jesus suscetível aos mesmos anseios e medos dos homens comuns - e houve até uma marcha de 25 mil pessoas em frente aos estúdios da Universal. Também não faltaram ameaças de morte ao presidente do estúdio e ao diretor. Tudo em nome da fé, claro. :-P

Todavia, pequenos estúdios estão dispostos a distribuir a obra de Gibson. A polêmica garante publicidade gratuita, o que deve garantir o interesse dos pequenos. Mesmo assim, caso nenhuma distribuidora feche negócio com a Icon Productions, a responsável pelo filme, é provável que a própria empresa assuma a distribuição, o que deve dificultar um pouco sua exibição fora da Europa e Estados Unidos.