Filmes

Notícia

Italiana processa Benjamin Button por plágio

Adriana Pichini diz que base do filme é um conto seu de 1994

03.02.2009, às 00H00.
Atualizada em 19.12.2016, ÀS 08H00

A escritora Adriana Pichini iniciou um processo contra a produção de O Curioso Caso de Benjamin Button, filme de David Fincher. Segundo Pichini, o filme parece ter sido baseado numa história que ela escreveu há 15 anos, Il Ritorno di Arthur all'innocenza. O conto foi registrado na Itália em 1994 e enviado a editores estadunidenses, mas nunca publicado.

Benjamin Button

Oficialmente, Button foi inspirado no conto homônimo de F. Scott Fitzgerald publicado em 1921. O filme estrelado por Brad Pitt concorre a 13 Oscars, incluindo os de melhor filme e melhor roteiro adaptado.

Segundo o advogado de Adriana Pichini, Gianni Massaro, o processo foi aberto na corte de Roma onde um juiz vai assistir ao filme e ler a história. Se o juiz encontrar semelhanças em número suficiente, a corte vai iniciar uma investigação. Ainda não foi definido se Pichini vai exigir compensação financeira do roteirista Eric Roth e dos produtores do filme.

Um dos problemas do processo é como a justiça italiana poderá agir contra a Paramount e a Warner, duas empresas estrangeiras. Os dois estúdios possuem operações na Itália, que podem ser arroladas no processo. O Curioso Caso de Benjamin Button estréia na Itália no dia 13 de fevereiro.

Leia mais sobre Benjamin Button