Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Artigo

Invocação do Mal 4 | Final Explicado e a História Real dos Smurls

O Último Ritual é baseado num caso real de Ed e Lorraine Warren? Sim!

4 min de leitura
04.09.2025, às 09H21.
Atualizada em 04.09.2025, ÀS 09H41

O texto abaixo contém spoilers de Invocação do Mal 4: O Último Ritual Você foi avisado!

Profetizado como o filme final da saga de Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson Vera Farmiga, mais uma vez como os investigadores paranormais), Invocação do Mal 4: O Último Ritual se apresenta, também, como uma adpatação do "caso que encerrou as carreiras" dos dois. Isso é verdade? E o caso da família Smurl, que é assombrada no filme, é de fato baseado numa história real?

Descubra tudo abaixo!

New Line Cinema

Como é o caso de Invocação do Mal 4, e como ele termina?

A família assombrada da vez é a família Smurl, que mora no estado da Pennsylvania (EUA). Trata-se de uma família grande, com os dois pais morando com quatro filhos, e ainda dois avós das crianças. A assombração na casa dos Smurls começa quando os avós presenteiam uma das netas, que acabou de passar por sua Crisma na paróquia local, com um espelho de corpo todo antigo e pesado.

No filme, nós já vimos esse espelho na sequência de abertura do filme, quando jovens Ed e Lorraine encontram um demônio pela primeira vez em sua carreira. Isso acontece no dia que Lorraine dá a luz a Judy, mas há uma sugestão de que, desde o nascimento, o demônio daquele espelho tenta possuir e matar a menina, que vem natimorta mas volta a respirar após um minuto e uma oração intensa de Lorraine.

Judy passa a vida vendo assombrações, como vimos ao longo da franquia, e conforme vira adulta e se aproxima do casamento com Tony (Ben Hardy), a jovem passa a sofrer com isso mais frequentemente.

New Line Cinema

A reviravolta não muito escondida do filme é que o demônio do espelho, que está usando três espíritos de pessoas que morreram de forma violenta na terra onde os Smurls moram para se esconder, está assombrando a família para atrair Judy e os Warrens, e tentar possuir e matar a menina. A entidade chega muito perto, mas os Warrens conseguem expulsá-la e tudo termina bem, para eles e para os Smurls.

Invocação do Mal 4 é baseado numa história real?

Sim. Invocação do Mal 4: O Último Ritual é baseado, sim, num caso que os Warrens examinaram na reta final de suas carreiras. É claro que como todos esses mistérios de assombrações, dizer que o caso real não, necessariamente, significa que houve mesmo um acontecimento sobrenatural, mas os Smurls são figuram reais que afirmavam estar sofrendo com entidades malignas e os Warren, de fato, cruzaram o caminho da família em 1986.

Reprodução/Arquivo

O desenrolar, porém, foi muito diferente do que vimos no filme. Segundo os Smurls, as assombrações em sua casa começaram a se manifestar em 1974, cerca de 12 anos antes do filme começar. No longa, os eventos duram meses, não anos, e a presença dos Warrens na casa do Smurls, que durou meses na vida real, dura apenas alguns dias no filme. Além disso, não havia nenhuma conexão entre o que estava acontecendo com eles e o passado da família da Warren, ou com Judy.

Como foi o verdadeiro caso da família Smurl?

Algumas coisas, porém, são fiéis ao caso dos Warren. Para começo de conversa, Lorraine de fato estimou que havia três espíritos assombrando a casa, mas que um demônio perigoso estava por trás daquilo. De acordo com o relato dos Warrens, coisas como espelhos balançando, quedas em temperatura e até palavras escritas na parede foram experimentadas durante a investigação.

Céticos, porém, até hoje duvidam do caso Smurl, e como no filme, a família foi acusada de fazer aquilo para atrair atenção e dinheiro. É fato, porém, que os Smurls nunca lucraram com nenhuma adaptação de sua história.

Seja como for, o desenrolar da investigação foi diferente do que vemos no filme. Isto porque o caso nunca foi resolvido pelos Warrens, e não foi ignorado pela Igreja Católica como em O Último Ritual. O final é um tanto quanto anticlimático: os Smurls apenas falaram que depois de uma última rodada de bençãos e orações em 1986, as coisas voltaram ao normal, apesar de Janet Smurl, a mãe, ainda citar ouvir barulhos estranhos no ano seguinte, quando a casa foi vendida.

Em 1988, uma mulher chamada Debra Owens se mudou para a casa dos Smurls. Ela nunca reportou nada sobrenatural.

Webstories