O Independent Spirit Awards, principal premiação do cinema independente americano, escolheu removar a separação de gênero em suas categorias de atuação - com efeito já a partir de 2023. A confirmação veio do THR.
Na cerimônia do ano que vem, os prêmios de melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante serão unificados em apenas duas categorias de gênero neutro: melhor performance principal e melhor performance coadjuvante.
Cada uma das novas categorias terá 10 indicados, ao invés de cinco, mantendo dessa forma o mesmo total de indicados de atuação de todos os anos: 20. A mudança vale tanto para as premiações de cinema quanto para as premiações de TV do Independent Spirit.
Entre as premiações de grande porte que já nao praticam a distinção de gênero em suas categorias estão o Grammy, o Gotham Awards, o MTV Movie & TV Awards e o British Independent Film Awards.
Outras mudanças no Independent Spirit foram anunciadas hoje, como a criação de uma nova categoria (melhor revelação, também sem distinção de gênero) e a mudança das regras de eligibilidade para aceitar filmes de até US$ 30 milhões de orçamento, contra os US$ 22.5 milhões de anos anteriores.
As indicações ao Independent Spirit Awards 2023 serão reveladas em duas levas: 22 de novembro para as categorias de cinema, e 13 de dezembro para as categorias de TV. A premiação acontece em 4 de março do ano que vem.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.