O incêndio em um dos galpões da Cinemateca de São Paulo, na noite de ontem (29), provocou reações de revolta entre famosos envolvidos com o cinema e a cultura nacionais. Muitas das declarações apontam para o descaso do governo federal com a instituição como o grande responsável pela tragédia.
A Cinemateca é um órgão responsável por preservar a memória do audiovisual no Brasil desde 1940. Apesar de estar localizado em São Paulo, a gestão dela é de responsabilidade do governo federal.
Desde dezembro de 2019, ela está sem contrato formal de gerenciamento, obrigação da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal. Em janeiro de 2021, a Sociedade de Amigos da Cinemateca assumiu o gerenciamento do local até que uma empresa seja contratada.
Confira o que disseram várias personalidades:
Kleber Mendonça Filho
Em inglês, o diretor de Bacurau noticiou a situação e acrescentou: "Depois do incêndio no Museu Nacional do Rio e muitos pedidos de ajuda da comunidade cinematográfica (eu mesmo dei uma declaração 20 dias atrás, em Cannes), nada foi feito. Nem parece um acidente".