Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Notícia

<i>Cruzada</i>: Historiador acusa Ridley Scott de plágio

<i>Cruzada</i>: Historiador acusa Ridley Scott de plágio

EF
01.04.2005, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 12H56

O historiador James Reston Jr acusou a 20th Century Fox e o diretor Ridley Scott de terem copiado elementos de seu livro no roteiro de Cruzada (Kingdom of Heaven).

Reston alega que fez uma oferta em 2001 para que Ridley Scott dirigisse um filme baseado em seu livro Guerreiros de Deus - Ricardo Coração de Leão e Saladino na 3ª Cruzada, publicado aqui pela Imago. Apesar da oferta ter sido recusada por Scott, o autor afima que o cineasta aproveitou trechos do livro para criar o personagem principal, Balian, e usou o nome de um capítulo como título de seu filme. O advogado do escritor informou ao estúdio que dará início a um processo de quebra de direito autoral caso seu cliente não receba crédito e compensação financeira pelo filme.

A advogada da Fox, Bonnie Bogin, declarou que os elementos do livro que aparecem no filme são fatos históricos conhecidos pelo público por mais de nove séculos e que Reston não pode reclamar monopólio sobre a história.

Kingdom of Heaven se passa durante o século 12 - nas Cruzadas - e traz uma história de amor épica sobre um jovem camponês chamado Balian of Ibelin (Orlando Bloom) que se apaixona por uma princesa (Eva Green) e se torna um cavaleiro. O filme tem estréia mundial prevista para 6 de maio de 2005. Completam o elenco Liam Neeson, Marton Csokas, David Thewlis e Brendan Gleeson.