Se você foi criança ou adolescente na virada dos anos 80 para os 90, os nomes Leonardo, Rafael, Michelangelo e Donatelo provavelmente não fazem com que você se recorde de alguns dos mais expressivos artistas que a humanidade já viu. Pra muita gente, o quarteto de expoentes da Renascença só é lembrado em segundo lugar, depois de quatro infames tartarugas devoradoras de pizza.
As Tartarugas Ninja, mutantes surgidos nos quadrinhos de Kevin Eastman e Peter Laird, tornaram-se uma febre mundial graças aos milagres do merchandising. Após invadirem os games e desenhos animados (mais tarde tiveram até um decepcionante seriado live-action na tv) os discípulos do Mestre Splinter migraram para o cinema de maneira despretensiosa.
Com a providencial ajuda dos bonecos animatrônicos criados pelo estúdio de Jim Henson (Muppets, Família Dinossauro), o primeiro e modesto longa-metragem das Tartarugas foi um dos filmes independentes de maior sucesso comercial na história do cinema americano.
Posteriormente, Teenage Mutant Ninja Turtles (de Steve Barron ,1990) gerou também duas seqüências, que chegam agora em formato DVD ao Brasil.
Em Tartarugas Ninja II - O Segredo de Ooze, os anabolizados quelônios enfrentam o seu arquiinimigo Destruidor, o líder do Clã do Pé, que tomou posse do “Ooze”, a geleca radioativa que transformou quatro tartaruguinhas em super-heróis e uma ratazana em seu mestre zen.
A produção segue o espírito pueril dos desenhos animados e deixa de lado a violência gráfica dos quadrinhos. Trata-se de uma diversão inocente para toda a família, com direito ao infame “Rap Ninja”, cortesia do desaparecido músico Vanilla Ice - outra relíquia daqueles tempos. Na mesma linha de pancadaria “light”, segue Tartarugas Ninja III, no qual os heróis são transportados ao Japão Feudal, graças a um artefato mágico.
Enfim, muitas piadas, acrobacias no estilo “pré-Matrix” e vilões caricatos tornam o programa um bom aperitivo para a nova série animada das Tartarugas que estréia ainda em 2003. O novo desenho promete doses mais generosas de adrenalina e ação, mais condizentes com a aventura original dos gibis.
Os dois DVDs, que serão lançados em setembro, têm como único extra o trailer de cinema. Contudo, o formato é o widescreen. Coisa rara num produto voltado preferencialmente ao público infantil. O preço sugerido para varejo é de R$ 24,90 cada.