Filmes

Notícia

HQ francesa O Gato do Rabino vai virar longa de animação

O próprio autor da série, Joann Sfar, dirigirá o filme

31.05.2007, às 00H00.
Atualizada em 07.01.2017, ÀS 03H01

Joann Sfar, o autor da aclamada série em quadrinhos francesa O Gato do Rabino, vai dirigir um longa animado baseado em sua criação.

1

O anúncio foi feito no Festival de Cannes. O Gato será o primeiro projeto da Autochenille Production, estúdio formado por Sfar, Clément Oubrerie (outro autor de quadrinhos francês) e Antoine Delesvaux (o administrador e animador da turma).

Em material distribuído à imprensa, Sfar diz que adota a animação num momento em que ela está em proeminência. "A animação é capaz de tratar dos mesmos temas universais [que o cinema em geral]; portanto, ela deve estar sujeita ao mesmo tratamento, com os mesmos requisitos e a mesma consideração crítica. Chega de olhar filmes gráficos como expressões de nostalgia infantil."

Elogiando o trabalho de Marjane Satrapi, no qual ele se inspira - mesmo antes de saber que ela ganharia o prêmio do júri de Cannes por sua adaptação de Persepolis -, Sfar diz ter grandes planos para O Gato do Rabino, como ir a cada uma das partes do mundo citadas no texto, como a Argélia e a Etiópia, para desenhar a animação a partir da realidade destes lugares. "Buscaremos inspiração de um gato real, um leão velho de verdade, uma garota bonita verdadeira em trajes do Oriente Médio", sonha o autor.

O Gato do Rabino já teve dois volumes publicados no Brasil pela Jorge Zahar Editor. Na França, já saíram cinco edições.