Hounddog
Hounddog, o filme estrelado por Dakota Fanning que gerou polêmica por colocar a estrela-mirim em uma cena de estupro, saiu de Sundance sem um distribuidor. O motivo seria as críticas negativas recebidas pelo filme durante o festival - vitrine indie que mais do que exibir é hoje conhecida por abrir chances de comercialização de novas produções com os distribuidores hollywoodianos.
O dia da estréia de Hounddog no festival foi marcado por notícias de que a entrada do local de exibição estava cercada de manifestantes, contidos por seguranças. Nada disso aconteceu e tanto produtores quanto a diretora do filme, Deborah Kampmeier, continuam defendendo a participação de Fanning nas cenas não só do estupro de sua personagem como outras em que a garota aparece usando apenas suas roupas de baixo.
A falta de interesse dos distribuidores, no entanto, não nasceu da controvérsia que, aliás, costuma ser um bom incentivo à bilheteria. Hounddog pode ser condenado ao lançamento direto em DVD por conta das críticas que o definem como "exercício de mau gosto". Diálogos horrorosos, enredo horrível e cheio de clichês são alguns dos adjetivos usados pela crítica após a exibição do filme.
Alguns críticos também acusaram a direção de colocar a falada cena de estupro no enredo apenas para chocar o público, já que a garota nunca comenta o que aconteceu nem o culpado sofre qualquer penalidade. Nesse ponto, no entanto, é preciso lembrar que é isso que muitas vezes ocorre em casos semelhantes na vida real.
Hounddog é uma produção da Deerjen Films e da Full Moon Films.