Filmes

Notícia

Hayao Miyazaki critica atual indústria dos animes

Para o animador, indústria está cheia de 'otakus'

31.01.2014, às 11H17.
Atualizada em 04.11.2016, ÀS 01H01

Hayao Miyazaki, diretor de clássicos como A Viagem de ChihiroA Princesa Mononoke, expressou seu desgosto pela atual indústria do anime durante uma entrevista (via RocketNews24).

Hayao Miyazaki

Hayao Miyazaki

Enquanto desenhava uma garotinha, Miyazaki revela o segredo da qualidade do seu trabalho e explica o que falta às produções animadas japonesas atuais: "Veja, quer você possa desenhar assim ou não, ser capaz de pensar nesse tipo de design depende de você poder dizer a si mesmo 'Ah, sim, garotas assim existem na vida real'. Se você não observa pessoas reais, você não pode fazer coisas assim, pois você nunca as viu. Algumas pessoas passam suas vidas interessadas apenas em si mesmas. Quase toda a animação japonesa é produzida sem nenhuma base da observação de pessoas de verdade. É produzida por humanos que não suportam olhar para outros humanos. E é por isso que a indústria está cheia de otakus". Pelo contexto da declaração, entende-se que o animador esteja se referindo a otaku no sentido pejorativo, um misantropo geek/nerd, e não no sentido mais comum da palavra, usada para designar fãs de anime e mangá.

Miyazaki, que anunciou sua aposentadoria dos animes em 2013, concorre ao Oscar de Melhor Animação com Vidas ao Vento e trabalha atualmente em um mangá original sobre samurais.