Filmes

Notícia

Harvey Weinstein cita Gwyneth Paltrow, Jennifer Lawrence e Meryl Streep em processo para se defender

Strep chamou a estratégia da defesa de "patética"

22.02.2018, às 12H52.
Atualizada em 06.03.2018, ÀS 04H06

O produtor Harvey Weinstein está citando as atrizes Gwyneth Paltrow, Jennifer Lawrence e Meryl Streep para se defender no processo que julga as denúncias de assédio sexual contra ele e que acusa ainda a The Weinstein Company de acobertar os casos.

Youtube/Reprodução

Em documentos obtidos pelo site The Blast, os advogados do produtor mencionam que Paltrow como exemplo para mostrar que nem todas as atrizes tiveram experiências de trabalho ruim com o acusado. Confira o trecho:

"Por exemplo, Gwyneth Paltrow foi supostamente assediada durante o filme Emma em 1994 [...] Ela voltou a estrelar outra produção de Weinstein - Shakespeare Apaixonado -, pela qual ganhou um Oscar em 1998. Paltrow não se sentiu ofendida ao ponto de se recusar a trabalhar com Weinstein novemente, nem teve a carreira afetada como consequência dos supostos avanços dele"

Já Lawrence e Streep têm declarações públicas citadas nos arquivos. Sobre a protagonista de Jogos Vorazes é dito que, em conversa com a Oprah, a atriz teria afirmado que conhecia Weinstein desde seus 20 anos e que ele só fora bom para ela. Streep, por sua vez, teria falado que ele sempre foi muito respeitoso com ela no seu relacionamento de trabalho.

Meryl Streep, até o momento, foi a única a se posicionar quanto a esta manobra da defesa. A premiada atriz chamou o argumento de "patético e explorador". "As ações criminosas das quais é acusado de ter feito no corpo dessas mulheres são responsabilidades dele. E, se ainda existe alguma justiça nesse sistema, ele pagará por elas - independentemente de quantos filmes bons, criados por pessoas boas, ele teve a sorte de adquirir ou financiar", acrescentou.

[Atualização, às 13h55] Lawrence se manifestou sobre a defesa do produtor. Em nota (via The Wrap), ela disse: "Harvey Weinstein e sua empresa estão fazendo o que sempre fizeram, isto é, tirando as coisas fora de contexto e usando-as para seu benefício. Isso é o que predadores fazem e precisa parar. Para que fique registrado, embora não tenha sido vítima pessoal de Harvey Weinstein, apoio todas as mulheres que sobreviveram aos seus terríveis abusos e as aplaudo por terem usado os meios necessários para levá-lo à justiça, seja criminal ou por ações civis." [fim da atualização]

[Atualização, às 21h46] Weinstein divulgou um comunicado se desculpando com as atrizes e prometendo não usar seus nomes novamente (via Variety). [fim da atualização]

Assédio em Hollywood

2017 foi marcado por diversas denúncias, que começaram com acusações contra o produtor Harvey Weinstein. Depois disso, vários outros casos vieram à tona, incluindo o de Kevin Spacey, que foi demitido de House of Cards depois disso.

No primeiro dia de 2018, 300 mulheres que trabalham em Hollywood, incluindo atrizes, diretoras, roteiristas e produtoras, formaram o Time’s Up, uma iniciativa para lutar contra o assédio sexual na indústria do audiovisual e também em áreas de trabalho manual, como mecânica, construção, etc.