Em entrevista para a EW, Joe Dante, diretor de Gremlins, revelou que o personagem Gizmo quase foi o vilão do filme. A mudança aconteceu por causa de Steven Spielberg:
“Inventamos uma forma de Gizmo se mover. Mas o problema era que, no roteiro original, ele deveria se transformar no Stripe, no Gremlin ruim, em uns 20 minutos de filme. Isso era o que planejávamos. Mas Steven Spielberg pensou em uma coisa: depois de ver todos os nossos testes com o Gizmo, ele gostou tanto do personagem que disse ‘sabe, nós não deveríamos nos livrar dele, ele deve ficar por aí e ser o amigo do herói por todo o filme’. Isso nos aterrorizou, porque estávamos a quatro semanas de começar as filmagens, e não tínhamos ideia de como fazer esse boneco, que era realmente pequeno, carregar o filme e ser um personagem, basicamente”.
Um novo filme de Gremlins está em desenvolvimento na Warner, ainda sem data de estreia definida. Anteriormente, Chris Columbus afirmou que o roteiro é "perturbador e sombrio" - saiba mais. O primeiro filme dos persoangens foi lançado em 1984 e o segundo, Gremlins 2: A Nova Geração, em 1990.