Fãs de Grand Theft Auto, a enormemente popular franquia de videogames de ação da Rockstar, sabem muito bem que o mundo aberto da versão online do jogo se presta a toda sorte de encenações. Não à toa, comunidades inteiras se organizaram entre os gamers para assumir o posto de policiais, paramédicos, criminosos e outros papéis dentro do mundo de San Andreas - uma brincadeira de role-playing que pode assumir complexidade impressionante entre esses jogadores. De certa forma, portanto, Grand Theft Hamlet é só o próximo passo desse contínuo.
No auge da pandemia de covid-19, no começo de 2021, Sam Crane e Mark Oosterveen matavam tempo no GTA Online quando toparam com uma parte inexplorada do cenário expansivo do jogo: uma arena a céu aberto, completa com palco e arquibancada. Os dois, atores majoritariamente teatrais que se viam sem ocupação (e renda) durante a pandemia, hesitantemente começaram a flertar com uma ideia curiosa: e se montássemos uma encenação de Hamlet aqui no GTA?
A partir dessa semente de conceito absurdo, os dois organizaram testes para outros jogadores interessados a participar da produção, e logo reuniram em torno de si uma comunidade considerável composta por outros atores desempregados, entusiastas de Shakespeare e gamers que esfavam lá só pela brincadeira. Quando ficou claro que a coisa iria até o fim, entrou em cena Pinny Grylls, esposa de Crane e documentarista, que criou o seu avatar em GTA Online pela primeira vez e passou a registrar ensaios, reuniões e performances daquela trupe teatral improvável.
Grand Theft Hamlet é inteiramente composto de gravações do gameplay dela, alternando entre perspectivas de primeira e terceira pessoa - além de utilizar a câmera do celular que todos os jogadores carregam dentro do jogo para close-ups dos avatares. Como Grylls revelou ao Omelete, ao fim da primeira apresentação de Hamlet realizada por Crane e cia., ela tinha reunido mais de 30h de material bruto, que foram cuidadosamente podados para chegar nos 89 minutos que vemos na tela, uma história curiosamente comovente de comunidade, expressão e altruísmo inteiramente encenada por bonecos de GTA.
O documentário acabou colecionando prêmios ao redor do mundo, em festivais como o SXSW e o Hot Docs, além de ter sido figura de destaque no British Film Independent Awards e ter figurado na lista de pré selecionados para a categoria documental do BAFTA. O público brasileiro pode finalmente conferir o resultado, enquanto isso, no catálogo da plataforma de streaming MUBI.