O aguardado terror GOAT, produzido por Jordan Peele e estrelado por Marlon Wayans, que o público está mais acostumado em comédias como Todo Mundo em Pânico e As Branquelas, já está nos cinemas e junto com eles muitas perguntas sobre os significados da história.
Além de Wayans, o filme é estrelado por Tyriq Withers, que também estrelou o novo Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, e Julia Fox, do ótimo Joias Brutas, com Adam Sandler. A história mostra um jovem que após sofrer um atentado, que pode lhe custar a vida, é convidado pelo seu maior ídolo do futebol americano para treinar com ele, antes de tentar uma vaga em seu time do coração.
O que acontece com Cameron em GOAT?
O protagonista Cameron “Cam” Cade é um jovem quarterback promissor, que ao treinar para o Combine, uma espécie de pré-escolha da liga americana, onde os atletas podem mostrar suas habilidade, sofre um ataque de uma figura mascarada como um bode e fica com uma com uma lesão na cabeça, que pode acabar de vez com seu sonho de competir profissionalmente.
Sem esperanças, ele acaba convidado por Isaiah White (Marlon Wayans), seu grande ídolo e considerado o G.O.A.T., o maior de todos os tempos, para um treinamento especial em um local isolado, no meio do deserto, com promessa de eventual “sucessão” ou substituição.
À medida que o treinamento com Isaiah progride, Cam descobre que há elementos sombrios, rituais, manipulações e um sistema corrupto por trás do círculo de de atletas escolhidos que ele quer participar. Fãs violentos, mortes, remédios milagrosos e a pressão da lesão na cabeça fazem Cam duvidar se tudo está acontecendo de fato ou se ele está sofrendo com alucinações.
Quem vence no final de GOAT?
No final da história, Cam é surpreendido ao ser injetado com sangue de Isaiah, como parte de um ritual que transfere, preserva ou incorpora “o poder” do GOAT para um novo atleta. Questionado pelo calouro, Isaiah explica que existe uma linhagem, um ciclo: cada GOAT (ou HIM, no original) alimenta o próximo. Só pode haver um de cada vez. Cam, ao receber esse sangue, torna-se um candidato legítimo a essa sucessão. Mas nada será tão fácil.
Como só pode haver um GOAT, Cam e Isaiah acabam lutando em uma espécie de ritual, uma simbologia ao estado masculino de sempre brigar pelas conquistas e de se estabelecer como o maior. Cam acaba matando Isaiah, estabelecendo de vez sua vitória na disputa.
O que acontece no final de GOAT?
Após derrotar Isaiah, Cam é levado até um campo de futebol americano com a presença dos donos dos Saviors e seu agente. Eles aguardam o novo “melhor de todos” para um ritual e assinatura do contrato. Eles revelam que a morte do pai de Cam e o atentado que o jovem sofreu faziam parte do plano para ele ser “o escolhido”.
Revoltado com a situação e tudo que passou até chegar ali, ele rejeita e se rebela contra todos ali, matando um por um de forma violentíssima. O final fica em aberto, mas com Cam saindo do campo ensanguentado, como se tivesse vencido uma guerra dentro do campo.