Richard Linklater fez história no Globo de Ouro 2026. O diretor teve seus dois filmes deste ano indicados, ambos em Comédia ou Musical.
Blue Moon, o drama estrelado por Ethan Hawke, foi indicado um dos indicados. Já o outro foi Nouvelle Vague, filme de Linklater sobre os bastidores de Acossado, sob a perspectiva de Jean-Luc Godard. Ambos ainda não estrearam oficialmente no Brasil, mas chegam bem a tempo da corrida do Oscar 2026.
Tudo sobre Nouvelle Vague, de Richard Linklater
Nouvelle Vague se passa em Paris no fim dos anos 1950, quando nomes como Jean-Luc Godard, Eric Rohmer, François Truffaut e Jacques Rivette começaram o movimento conhecido como a Nova Onda Francesa, que revolucionou o cinema do país.
As lições de suas obras, que focavam mais na vida contemporânea e em personagens comuns, foram reconhecidas mundialmente ao longo dos anos 1960 e 1970, engatilhando iniciativas semelhantes em outros países.
Para ilustrar isso tudo, Nouvelle Vague foca nos bastidores de Godard dirigindo Acossado, seu primeiro e mais celebrado filme. Guillaume Marbeck interpreta o cineasta, enquanto Aubry Dullin faz Jean-Paul Belmondo, que interpretou o protagonista de Acossado. Zoey Deutch faz a estrela americana Jean Seberg, e inúmeros nomes famosos do cinema francês aparecem: Robert Bresson, Jean-Pierre Melville, Eric Rohmer, Agnes Varda e assim vai.
Um grande amante do cinema francês, Richard Linklater, diretor de Boyhood e da trilogia Before, é o responsável pelo filme, que estreou no Festival de Cannes 2025.
Ainda não há data de estreia para Nouvelle Vague na Netflix, que distribui o filme nos EUA. No Brasil, a estreia nos cinemas ficou para 18 de dezembro.