Gerald Potterton, conhecido por dirigir o clássico cult de animação Heavy Metal - Universo em Fantasia (1981), morreu na terça-feira (23) aos 91 anos. A notícia foi confirmada ao THR pelo Conselho de Cinema do Canadá (NFB, na digla em inglês), terra natal de Potterton, sem citar a causa da morte.
Nascido na Inglaterra, Potterton emigrou para o Canadá nos anos 1950, quando trabalhou com os pioneiros da animação no país. Seus curtas My Financial Career (1962), Christmas Cracker (1963) e The Selfish Giant (1972) angariaram indicações ao Oscar na categoria.
No final da década, ele retornaria brevemente a terras britânicas para trabalhar em Yellow Submarine (1968), longa animado dos Beatles. Potterton fez parte do grande time de animadores responsável por traduzir as canções (e aparências) dos músicos para a animação.
Apesar de algumas passagens pelo live-action (notavelmente no surta The Railrodder, de 1965, estrelado por ninguém menos do que Buster Keaton), a obra-prima de Potterton viria mesmo na animação: Heavy Metal - Universo em Fantasia se tornou um dos longas fundacionais do desenho animado adulto da década de 80.
A produção acompanha os muitos encontros da maligna entidade alienígena Loc-Nar, representada por um orbe pulsante e verde, com humanos e outras criaturas através do tempo-espaço. John Candy, Jackie Burroughs e Eugene Levy emprestaram suas vozes ao elenco original.
Mais tarde, Potterton ainda ajudaria a escrever e dirigir a série de animação The Smoggies (1988-1991), e escreveria o livro infantil franco-canadense L’homme des Neiges.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.