Depois de trinta anos envolvido direta ou indiretamente com a saga da família Skywalker, Lucas disse que pretende se dedicar a projetos pessoais a partir de 2005. Eu vou sair de sucessos completos para fracassos totais, disse o diretor, que espera rejeição completa do público aos seus novos filmes. Quero fazer um monte de filmes estilo THX, completou, referindo-se a um dos seus primeiros trabalhos profissionais no cinema. Nada de dramas complexos ou Oscars.
Atualmente, Lucas está atribuladíssimo trabalhando no terceiro capítulo da nova trilogia de Star Wars, que deverá fazer um elo entre as trilogia nova e a original. Eu sei o que quero fazer. Já está escrito há pelo menos trinta anos. Mesmo assim, tenho a tarefa de encaixar essas duas peças - Ataque dos clones e Uma nova esperança. Veremos muito mais sobre Anakin e Luke e a mãe da Princesa Leia [Padmé Amidala]. E, é claro, veremos Luke e Leia crianças, revelou.
Lucas também comentou sobre a concorrência entre O Senhor dos Anéis e Star Wars. O diretor falou que ele e Peter Jackson tornaram-se bons amigos na Austrália e conversaram muito sobre os desafios de se filmar uma trilogia.
Star Wars: Episódio III será lançado em 2005.