Filmes

Notícia

George Lucas comenta Indy 4, dinos, Star Wars - e o futuro da Lucasfilm

George Lucas comenta Indy 4, dinos, Star Wars - e o futuro da Lucasfilm

06.10.2006, às 00H00.
Atualizada em 11.02.2017, ÀS 06H01

George Lucas tem andado calado, mas quando fala não faltam projetos. Em entrevista à Variety, mencionou Indiana Jones 4, Jurassic Park 4, os derivados de Star Wars... e falou de negócios.

Sobre os dinos, confirmou que Joe Johnston, diretor do terceiro filme, retorna para dirigir o quarto. A novidade é que William Monahan, roteirista de Os Infiltrados (The Departed), foi contratado para escrever o script.

Roteiro é o ponto que continua emperrando Indy 4. Steven [Spielberg] e eu ainda estamos ajustando coisas, tentando achar algo que contente nós dois. Espero que em pouco tempo cheguemos a um acordo. Ou algo do tipo, disse Lucas sem muito brio. Cansado, talvez.

Já a série animada de Star Wars o deixa... animado. Na quarta-feira, à Associated Press, ele disse que o novo desenho das Guerras Clônicas pode ir ao ar em 2007, embora não tenha sido negociado com nenhuma rede ainda. Basicamente a série tem todos os personagens clássicos, como Anakin e Obi-Wan, mas os dubladores não serão os atores dos filmes, adianta. De novo à Variety: Estou muito, muito feliz com o departamento de animação. No momento estamos fazendo TV, mas pretendemos crescer e organizar os talentos para produzir longas-metragens animados, conta.

Falar da indústria é com ele mesmo - e aí Lucas assume seu confortável posto de oráculo. Estamos entrando agora em TV. A Lucasfilm uma hora vai parar de produzir longas de cinema. É muito caro e arriscado. Não vamos mais fazer investimentos de 200 milhões de dólares. Acho que o futuro está na quantidade, diz, calculando que consegue fazer de 50 a 60 filmes para download ou TV pelo mesmo preço de um blockbuster de cinema.

Tendo a experiência que temos nesta área, não é bom apressar nada. Ainda estamos tentando descobrir de onde, exatamente, está vindo a monetarização, ameniza. Em meio ao vocabulário técnico, felizmente, ainda consegue encaixar o papo de criador. Estou meio aposentado, mas reitero meus planos de dirigir filmes pequenos, esotéricos por natureza.