Em entrevista ao BAFTA, o diretor criativo da Pixar, Pete Docter, falou sobre Gatto e como a animação se diferencia dos outros filmes do estúdio.
"Gatto é muito empolgante por vários motivos", disse ele. "Primeiro, é uma história ótima. Segundo, se passa em Veneza, que é como se fosse uma pintura viva. Então, tentamos trazer essa estética para o visual do filme. Não é tão fotorrealista como os nossos filmes costumam ser, historicamente."
Além disso, Docter falou sobre o desafio de criar algo novo em um mundo que já tem tanta oferta de entretenimento: "Sinto que estamos em um momento interessante da história da animação em que as pessoas cresceram com tanta coisa, que estão procurando por algo novo. Acho que esse é o desafio para todos nós, para o nosso time de diretores, encontrar essa novidade que surpreenderá as pessoas, mas também será reconhecível como parte da sua própria experiência humana."
Assista ao trecho a seguir:
Tudo sobre Gatto
No enredo, o simpático gato preto, chamado Nero, é apaixonado por música, mas também é rejeitado pelos moradores locais devido a superstições envolvendo gatos pretos. Logo ele começa a se questionar se está vivendo da forma correta.
Em dívida com um chefe da máfia felina local, Nero se vê em um dilema e é forçado a criar uma amizade verdadeiramente inesperada que pode finalmente levá-lo ao seu propósito, a menos que o lado misterioso e sombrio de Veneza leve a melhor sobre ele primeiro.
Vale registrar que a Itália é o país natal de Casarosa, que nasceu e viveu em Génova, no outro extremo do país, em comparação a Veneza.