Francis Ford Coppola no set de O Poderoso Chefão 3 (Reprodução)

Filmes

Notícia

Coppola: Até "bons blockbusters", como Duna e 007, são "meio iguais" hoje em dia

Diretor de O Poderoso Chefão também voltou a criticar "fórmula Marvel"

17.02.2022, às 16H02.

Francis Ford Coppola voltou a criticar os filmes da Marvel, mas estendeu suas reclamações também a outros blockbusters, como Duna007 - Sem Tempo Para Morrer, em nova entrevista à GQ Magazine. O diretor de O Poderoso Chefão comentou que mesmo os filmes de "grandes artistas", como Denis VilleneuveCary Fukunaga, são similares hoje em dia.

"Antes, tínhamos filmes de estúdio, e hoje em dia temos filmes da Marvel. O que é um filme da Marvel? É um protótipo que é repetido de novo, e de novo, e de novo, mas de uma forma que pareça diferente", comentou ele.

Coppola explicou, a seguir, como isso acaba "vazando" para outros títulos de Hollywood: "Mesmo as pessoas talentosas... Você pode pegar cenas de Duna, feito por Denis Villeneuve, e 007 - Sem Tempo Para morrer, de Cary Fukunaga - que são dois artistas extremamente talentosos -, e misturá-las sem ninguém perceber".

"Todos os filmes agora têm essa mesma cena de um carro batendo no outro, ou algo assim. E não é nem culpa dos diretores, porque eles meio que têm que colocar aquilo no filme se quiserem justificar o orçamento que pedem aos estúdios. Olha que estou falando dos filmes bons!", completou o cineasta.

Em 2019, Coppola causou polêmica ao definir os filmes do Marvel Studios como "desprezíveis", concordando com a opinião do colega Martin Scorsese de que eles "não se qualificam como cinema".