Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Notícia

Foi apenas um acidente | Co-roteirista do longa é preso no Irã

O diretor Jafar Panahi também já havia sido sentenciado anteriormente

2 min de leitura
JH
01.02.2026, às 14H46.

Mehdi Mahmoudian, co-roteirista de Foi apenas um acidente, longa indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026, foi preso em Teerã, capital do Irã, neste sábado (31).

A prisão veio após Mahmoudian ter assinado uma carta denunciando as ações de Ali Khamenei, chefe da República Islâmica do Irã. Além dele, 17 outras pessoas também foram presas. 

O diretor de Foi apenas um acidente, Jafar Panahi, também assinou o documento. O cineasta já havia sido condenado a um ano de prisão, anteriormente, por acusações de manifestação contra o Estado.

O documento assinado pelos ativistas condena a campanha do governo contra protestos populares. "A matança em massa e sistemática de cidadãos que, corajosamente, foram às ruas para trazer um fim a um regime ilegítimo constitui crime organizado contra a humanidade", diz um trecho da carta. 

Panahi se manifestou a favor do colega: "Mehdi Mahmoudian não é apenas um ativista dos direitos humanos e um prisioneiro da consciência; ele é uma testemunha, um ouvinte, e uma presença moral rara. Uma presença cuja ausência é sentida imediatamente, tanto dentro dos muros da prisão quanto além deles." [por Variety]

Tudo sobre o Oscar 2026

Mais uma vez agendado para acontecer no lendário Dolby Theatre em Los Angeles, o Oscar 2026 será realizado no dia 15 de março a partir das 22h (Brasília) e será a 98ª edição da principal premiação do mundo do cinema. No Brasil, o evento será transmitido pela TNT, HBO Max e Rede Globo.

O filme brasileiro O Agente Secreto conquistou quatro indicações, empatando o recorde de um longa nacional estabelecido por Cidade de Deus. Estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho, a história recifense disputa Melhor Ator, Melhor Filme, Melhor Direção de Elenco (categoria inédita no Oscar) e Melhor Filme Internacional, prêmio que ano passado foi para o também brasileiro Ainda Estou Aqui.

Não para por aí: o Brasil também está representado pelo diretor de fotografia Adolpho Veloso, indicado em Melhor Fotografia por Sonhos de Trem.

Este ano, Pecadores é o filme mais indicado, disputando em 16 categorias, um novo recorde histórico. Logo atrás dele está o favorito a vencer Melhor Filme, Uma Batalha Após a Outra, com 13 indicações.

Webstories