Maradona no México/Netflix/Divulgação

Filmes

Lista

5 produções sobre o legado de Diego Maradona

Filmes e séries documentais que exploram a vida e carreira do icônico jogador de futebol argentino

25.11.2020, às 14H51.

O futebol perdeu um de seus grandes ícones com a morte do jogador argentino Diego Maradona, vítima de uma parada cardiorrespiratória aos 60 anos de idade. Um dos maiores nomes do esporte mundial, Maradona também teve presença no entretenimento, com muitos documentários e filmes sobre sua vida e carreira. Abaixo, relembre as produções audiovisuais sobre Diego Maradona.

Amando a Maradona (2005)

Em 2005, o espanhol Javier Vazquez mergulhou na vida sofrida de Maradona em Amando a Maradona. O documentário narra a origem humilde do jogador, de favelas de Buenos Aires ao sucesso mundial e várias polêmicas, como seu uso de drogas e seu tempo de reclusão em Cuba.

Maradona by Kusturica (2008)

Um verdadeiro intercâmbio cultural. Em 2008, o cineasta bósnio Emir Kusturica (Underground, Arizona Dream), em uma produção franco-espanhola, explorou a carreira e o legado do argentino em Maradona by Kusturica, para buscar a resposta: será que Maradona é realmente o melhor jogador de futebol do mundo?

Maradona no México (2019)

Não é só a carreira de jogador de futebol de Maradona que foi explorada nas telas. Sua passagem como técnico do time Dorados de Sinaloa, do México, também ganhou uma minissérie documental na Netflix. Maradona no México conta, em sete episódios, como Maradona tirou o Dorados da última posição do campeonato para lutar, por duas vezes, pelo acesso à elite do futebol mexicano, entre 2018 e 2019, explorando a personalidade explosiva e emotiva do técnico hermano.

Diego Maradona (2019)

O diretor Asif Kapadia retratou a vida de Maradona em um dos mais ambiciosos projetos documentais da HBO. Para ser fiel à origem do jogador, Kapadia construiu uma narrativa a partir de mais de 500 horas de material gravado sobre o ídolo, com muitas imagens inéditas até então.

Maradona

Anunciada em 2018, a série de TV Maradona, da Amazon Prime Video, prometia dramatizar a ascensão do jogador. Além de uma imagem, pouco foi revelado até o momento, mas o grande chamativo é que Maradona seria interpretado por três atores diferentes, para representar fases da sua vida e carreira: Nazareno Casero (Historia de un Clan), Juan Palomino (Magnifica 70) e Nicolas Goldschmidt (Supermax). Não há previsão de estreia.