Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Notícia

Filme com sexo a três tem censura mais alta no circuito dos EUA

Filme com sexo a três tem censura mais alta no circuito dos EUA

MH
12.09.2005, às 00H00.
Atualizada em 07.11.2016, ÀS 07H03
Na escala de classificação etária da
Motion Picture Association of America
(MPAA), órgão que decide a censura de cinema nos Estados Unidos, há cinco carimbos - os dois mais altos são
R
e
NC-17
. R, ou restrito, diz que menores de dezoito anos só entram nas salas acompanhados de adultos. E o NC-17 simplesmente veta o filme para menores de dezoito, estejam eles sozinhos ou acompanhados.

A polêmica da vez está montada porque o diretor meio egípcio meio canadense Atom Egoyan (O fio da inocência, Ararat) queria um índice R para sua nova obra, Where the truth lies, mas acabou levando um NC-17. Poucos filmes nos Estados Unidos o recebem (até o polêmico Larry Clark ganha R), e foi graças a um ménage à trois entre Kevin Bacon, Colin Firth (o Mark Darcy de O diário de Bridget Jones) e Rachel Blanchard que saiu o veredicto.

Ao Daily News, Egoyan lamentou a decisão, pois sabe que muitas redes não exibirão o filme por conta do sexo a três: Estávamos quase conseguindo. Bacon idem: Nós não fizemos um filme de sexo explícito. Por outro lado, Egoyan recolocará cenas de lesbianismo que tirara para tentar uma censura mais branda. Na trama, uma jornalista decide investigar a misteriosa morte de uma garota, incidente mal explicado que há alguns anos pôs fim à carreira de sucesso da dupla Lanny (Bacon) & Vince (Firth).

Os brasileiros poderão conferir a polêmica no Festival do Rio, já que o filme será inicialmente exibido por lá.