Filmes

Artigo

Festival de San Sebastián | Suspense hospitalar abre evento espanhol nesta sexta

Longa de Emmanuelle Bercot inaugura o "primo espanhol" de Cannes

15.09.2016, às 16H21.

Criado em 1953, em meio às tensões políticas totalitárias do franquismo, o Festival de San Sebastián, realizado anualmente na Espanha, é uma espécie de primo ibérico mais jovem das maiores mostras competitivas da indústria do cinema (Cannes, Veneza e Berlim), respeitado como uma das grandes vitrines audiovisuais do planeta por unir, há seis décadas, espetáculos hollywoodianos com experiências autorais explosivas. É o que justifica a presença de um faroeste pop como Sete Homens e Um Destino, remake do clássico dos anos 1960, agora com Denzel Washington e Chris Pratt, num mesmo evento capaz de jogar holofotes para o experimentalismo do português João Pedro Rodrigues, em O Ornitólogo. Ambas as produções, diametralmente opostos em forma e ambição estética, comungam do mesmo espaço no festival espanhol, cuja 64ª edição começa nesta sexta e vai até o dia 24, quando será encerrada por um dos títulos mais esperados do ano pelo circuito exibidor do Velho Mundo: L’Odyssée, cinebiografia do documentarista e oceanógrafo Jacques-Yves Cousteau, estrelada por Lambert Wilson.

Para a abertura, veio um thriller clínico, dirigido por uma estrela francesa que estará em cartaz nas telas brasileiras a partir desta quinta numa babada, descabelada e premiada (melhor atriz em Cannes, em 2015) interpretação no drama romântico Meu ReiEmmanuelle Bercot. Cada vez mais ativa como realizadora, ela vai dar a largada para San Sebastián 64 com seu mais novo trabalho na direção: La Fille de Brest, visto já no Festival de Toronto. Batizado internacionalmente de 500 Miligramas, este suspense hospitalar narra a cruzada de uma médica especialista em doenças pulmonares (vivida por Sidse Babett Knudsen) para comprovar o quanto um novo medicamento, aprovado pelo governo, pode ser o responsável por uma série de mortes na Europa.

Marcado este ano por homenagens a Sigourney Waver e Ethan Hawke, que irá para a estreia de gala do western com Denzel e Pratt, numa sessão de honra, San Sebastián vai projetar os ganhadores do Urso dourado de Berlim e da Palma de Ouro de Cannes: o documentário Fogo no Mar e o drama marxista I, Daniel Blake.

Mas o pacote do festival é vasto, incluindo filmes inéditos de Denis Villeneuve (A Chegada), Oliver Stone (Snowden), Emir Kusturica (On The Milky Road), Bertrand Bonello (Nocturama), Paul Verhoeven (Elle), Ewan McGregor (estreando na direção com Pastoral Americana),Jeff Nichols (o cult Midnight Special), Todd Solondz (Wiener-Dog) e das brasileiras Eliane Caffé (Era o Hotel Cambridgeconfirmado nesta quarta para concorrer na Première Brasil do Festival do Rio, de 6 a 16 de outubro) e Marília Rocha (A Cidade Onde Envelheço).

Um dos títulos de maior expectativa de San Sebastián é a animação Your Name, de Makoto Shinkai, abrindo espaço para a discussão do desenho japonês contemporâneo nos mercados de exibição de todo o planeta. Haverá espaço para se animar ainda com Cegonhas Festa da Salsicha.