Cannes adora a Argentina há tempos e sempre dá um jeitinho de badalar seus filmes (vide Relatos Selvagens) e cineastas (Lucrecia Martel é queridíssima aqui), trazendo em sua programação deste ano uma produção que pode dar aos hermanos o prêmio principal da mostra Un Certain Regard, paralela à briga pela Palma de Ouro: El Ángel.
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Comparado a Cidade de Deus, por sua violência regada de adrenalina e conflitos de ordem social, o novo longa-metragem de Luis Ortega (de Caja Negra) revive fatos reais da História de seu país nos anos 1970. À época, durante um jugo ditatorial, um jovem de 17 anos chamado Carlitos Robledo ganhou fama em toda a América Latina depois de roubar dezenas de pessoas e matar (pelo menos) onze desafetos ou vítimas inocentes. Com sua carinha angelical, ele surpreendia a polícia ao esconder um lado monstruoso sob um aspecto de menino bom. Lorenzo Ferro interpreta o bandido. “Lorenzo foi escolhido não só por sua beleza natural, mas pela pulsão que dá ao papel”, disse o diretor em Cannes, onde a trilha sonora de El Ángel arrancou elogios.
Neste sábado (12), a mostra não competitiva Midnight projeta para Cannes o esperado Fahrenheit 451, da HBO, dirigido por Ramin Bahrani com base no romance de ficção científica de Ray Bradbury. No longa, Michael B. Jordan (o Killmonger de Pantera Negra) assume o papel de um agente do governo incumbido da tarefa de incendiar livros. Antes dele, haverá mais uma exibição de Ash Is The Purest White, do chinês Jia Zhang-ke. Com um misto de ação, drama romântico e fantasia, o longa deu ao evento sua personagem feminina mais forte, e mais antenada com o pleito por empoderamento das mulheres: Qiao, vivida de modo impecável por Zhao Tao. Namorada de um gângster, a quem dá ajuda em uma série de pequenos afazeres, ela vai ter sua vida virada do avesso como paga por esse amor ilegal, mas não vai desistir de seus sentimentos nem das certezas que a levam adiante. É o melhor trabalho de atriz até agora.
Embora só esteja programado para quarta-feira (16) que vem, o desenho animado Mirai of the Future, do Japão, anda mobilizando distribuidores do mundo todo em Cannes. É o trabalho mais recente do ás dos animês Mamoru Hosada, responsável pelo cult O Rapaz e o Monstro (2015). Esta produção acompanha as viagens no tempo de um garotinho capaz de saltar de passado em passado acompanhado por uma versão juvenil de sua mãe.