Filmes

Artigo

Fantasporto | Brasil terá três filmes em festival de horror e fantasia

Evento será realizado na cidade do Porto, em Portugal

25.02.2016, às 23H08.

Temperos brasileiros com gostinho de sangue prometem apimentar um dos mais prestigiados festivais de fantasia e horror do planeta, o Fantasporto, em Portugal, cuja 36ª edição começa nesta sexta-feira na cidade do Porto, com uma projeção hors-conours do thriller glacial  luso Gelo, de Luis E Gonçalo Galvão Teles. Desta vez, três longas do Brasil entraram em concurso no evento. 

Para a seleção oficial foram selecionados a coletânea de episódios 13 Histórias Estranhas, cuja direção é assinada por César Coffin Souza, Cláudia Borba, Christian Verardi, Felipe M. Guerra, Fernando Mantelli, Felipe Ferreira, Gustavo Fogaça, Leo Dias de Los Muertos, Márcio Toson, Paulo Biscaia Filho, Petter Baiestorf, Rafael Duarte, Renato Souza, Ricardo Ghirozi e Taísa Ennes Marques, e Vampiro 40 Graus, de Marcelo Santiago, desde já um dos mais esperados. Este último é uma derivação da série de TV Vampiro Carioca, do Canal Brasil, com o cantor e compositor Fausto Fawcett de protagonista, numa produção assinada pela LC Barreto, de longas indicados ao Oscar como O Quatrilho (1995) e O Que É Isso, Companheiro? (1997), sobre Vlak, uma espécie de Don Corleone do Além. 

Nosso filme traz elementos típicos dos filmes de terror e de vampiro, desde os mais comuns – o sangue bebido e derramado em profusão – até outros contaminados pela era pós-moderna digital – o canino, símbolo principal e credencial de qualquer vampiro, agora equipado com um chip-GPS – passando por psicopatas decepando membros com uma serra elétrica, assassinatos, sequestros e tortura. Tudo isso está no filme e tudo faz parte do universo do terror”, garante Santiago. “Mas o que dizer de um vampiro que arranca o próprio canino como forma de tentar escapar do destino de ser sugador? O que dizer dos personagens que habitam o submundo carioca por onde circulam os vampiros – o Saci Crackonha, a Cabra Vadia de Queimados, mendigos, massagistas, vendedores ambulantes, a apresentadora peituda de telejornal explorando o próprio sex-appeal misturado com a tragédia criminal que anuncia? O que dizer desse mesmo submundo – terrenos baldios, túneis, subterrâneos, o Saara dominado por chineses? É a partir desses elementos que se apresenta no filme o Brasil – e o seu jeitinho”.

Já a seção Semana dos Realizadores do Fantasporto abriu vaga para A Floresta Que se Move, versão de Vinícius Coimbra para Macbeth, de Shakespeare, exibida antes em Montreal e no Festival do Rio. É uma chance rara de os europeus prestigiarem a estética do realizador de A Hora e a Vez de Augusto Matraga(2011), apoiado no talento de Ana Paula Arósio como uma Lady Macbeth.

Fantasporto chega ao fim no dia 5 de março, quando serão conhecidos os filmes ganhadores. Ao longo do evento haverá uma retrospectiva em tributo ao diretor macedônio Milcho Machevski, aclamado por Antes da Chuva (1994).