Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Notícia

Fantasmas de Abu Ghraib - Festival do Rio 2007

Documentário disseca os abusos da prisão iraquiana de Abu Ghraib

FY
25.09.2007, às 22H00.
Atualizada em 24.11.2016, ÀS 02H11
No final de 2003, vieram a público imagens impressionantes de torturas e abusos na prisão de
Abu Ghraib

1

, no Iraque, durante a guerra iniciada pelos norte-americanos após o 11 de Setembro. A diretora
Rory Kennedy
, filha do ex-senador e candidato a presidente dos Estados Unidos, Bob Kennedy, investigou a fundo a história daquelas fotos, entrevistando envolvidos em todos os níveis: oficiais do exército, políticos, algozes e vítimas - além de especialistas em casos de tortura, advogados, membros da inteligência americana. Com o objetivo de desenhar os contextos político e psicológico em que os crimes foram cometidos, tentando entender tais atrocidades, Kennedy apurou abusos de poder, despreparo da polícia militar carcerária, violação aos direitos humanos, prisão de civis inocentes, desrespeito às regras da Convenção de Genebra (assinada pelos Estados Unidos), mentiras de guerra.

A questão é: as torturas foram aplicadas pelos carcerários por conta própria, em momentos de ócio e sadismo longe de casa, ou foram ordens vindas de cima? Ou ainda, as duas hipóteses? E até que ponto os policiais militares dos EUA responsáveis pela guarda dos prisioneiros iraquianos estariam dispostos a vestir a carapuça de carrasco, em nome de ordem superior? Rory Kennedy comenta esta questão logo na abertura do filme, ao inserir registros dos anos 60 do experimento de Stanley Milgram - psicólogo da Universidade de Yale - que testava os limites da obediência à autoridade colocando os participantes na posição de algozes.

Curiosamente, as técnicas de tortura em Abu Ghraib se assemelham às aplicadas na base de Guantânamo e, quem diria, às da época da ditadura brasileira. Fato é que se essas fotos não tivessem vindo à tona esses crimes jamais seriam conhecidos. E seus responsáveis punidos? Nem todos…

Produzido pela HBO, Fantasmas de Abu Ghraib tem conteúdo precioso - mas forma nem tanto. A inspiração passa longe neste quesito. Burocrática, Kennedy conforma-se em reportar sua investigação sem firulas ou sutilezas. Assim, cru e cruel.

Fabio Yamaji é colaborador do site Cinequanon