Filmes

Artigo

Extermínio: A Evolução emula God of War e The Last of Us em ótimas cenas na CCXP

Novo filme de Danny Boyle parece trazer a escala de um blockbuster para a franquia que mudou o gênero de zumbis no cinema

02.06.2025, às 07H00.
Atualizada em 03.06.2025, ÀS 20H56

A Sony fez um painel simples, somente com vídeos e cenas de Extermínio: A Evolução, mas foi o suficiente para colocar o filme na lista de altas expectativas para os próximos meses. A franquia criada pelos vencedores do Oscar Alex Garland e Danny Boyle parece tomar um rumo mais próximo aos blockbusters, com cenários e efeitos grandiosos, mas sem perder a estética e ritmo caóticos que a fizeram se tornar uma das mais importantes obras do gênero de terror nos últimos anos.

Para quem não lembra, Extermínio saiu há quase 20 anos e foi a primeira obra a apresentar de maneira popular e global, o conceito de zumbis ágeis, se comportando como uma horda de animais sedentos por sangue. Além disso, Boyle se tornou um dos diretores mais badalados daquela época por conseguir filmar com um simples celular sequências que davam a sensação de uma filme de grande orçamento - e, claro, não podemos esquecer que eles foram um trampolim para o hoje vencedor do Oscar, Cillian Murphy.

No painel da CCXP MX, que também teve presença de filmes como Quarteto Fantástico e Jurassic World, Boyle mandou um recado especial para a audiência mexicana e nos preparou para uma cena inédita editada especialmente para quem estava no Palco Thunder. Nela, vemos o personagem de Aaron Taylor Johnson com o filho explorando uma floresta no continente - eles moram em um ilha sem nenhum tipo de eletricidade ou equipamentos mais modernos. Não conseguimos saber exatamente o que eles fazem ali, mas tudo sugere que faz parte de um “treinamento” para o jovem começar a entender melhor os perigos do local.

A dinâmica entre os dois é explorada de forma muito parecida com o que vimos nos últimos God of War, caso você seja mais dos games. Neles, Kratos guia o filho por uma aventura que mostrará não só mais sobre o mundo em si, como sobre a dupla. Além disso, para quem é mais jovem, as referências à exploração de cenários e até as armas lembram muito The Last of Us - e o próprio roteiro já falou sobre isso, fechando o ciclo, já que o game da Naughty Dog é claramente inspirado nos primeiros filmes da série. Johnson busca em gavetas, no chão e usa um arco e flecha para andar pela casa abandonada que encontram.

Lá dentro, o pai começa a explicar de forma muito passageira como olhar os cantos da casa e acha um frisbee, coisa que o filho nunca viu na vida. As câmeras que Boyle são quase sempre posicionadas no chão ou em ângulos subjetivos, sempre deixando algo à espreita para ser descoberto. Por fim, depois de alguns jump-scares, eles encontram um infectado que está pendurado e o pai começa a exigir que o filho o mate - e neste momento God of War parece ainda mais forte como referência. Após desistir algumas vezes, ele finaliza e a câmera faz um corte abrupto em vários ângulos para mostrar como o zumbi ficou. Um negócio frenético e bem impressionante, como tudo de Danny Boyle.

No começo do painel, o diretor disse que este é o primeiro filme de uma nova trilogia que ele prepara com Garland e que vai mostrar um mundo pós-infecção, mas que espera o apoio de todos para levar isso à frente. Até aqui, com tudo que foi mostrado, parece uma evolução, de fato, do que os primeiros filmes mostraram para o público, ao menos na estética e narrativa. A ver como será a continuação disso nos cinemas.

Tudo sobre Extermínio: A Evolução

O primeiro Extermínio (em inglês, 28 Days Later), se passa 28 dias depois do começo do apocalípse de zumbis rápidos e letais que derrubou o Reino Unido (mas não o resto do mundo, que fechou as portas para os britânicos). No novo filme, 28 Years Later no original, vamos para o vigésimo-oitavo ano deste mundo, que agora se parece com o que você espera de um ambiente pós-apocalíptico.

Os protagonistas do filme são Jamie (Aaron Taylor-Johnson, de Kraven e Nosferatu) e Isla (Jodie Comer, de Killing Eve), que juntos tem um filho de 12 anos chamado Spike (Alfie Williams, de His Dark Materials). Eles vivem na ilha de Lindisfarne, que no filme passa a ser conhecida como Ilha Santa por oferecer um refúgio aos sobreviventes, com leis e segurança instalados para proteger o local. Então, chega o momento de Spike ir com o pai para fora daqueles muros como parte de um ritual de amadurecimento através do qual o garoto precisa conhecer a realidade do mundo ao seu redor.

Completando o elenco do filme está Ralph Fiennes (franquia Harry Potter), que interpreta um médico que sobreviveu ao apocalípse e agora possui ideias intensas.

Dirigido por Danny Boyle (Sunshine) e escrito por Alex Garland (Guerra Civil), o primeiro Extermínio (28 Days Later) foi lançado em 2002 e rapidamente se tornou um clássico de zumbis e do cinema independente, sendo estrelado por um jovem Cillian Murphy (Oppenheimer). Extermínio 2 (28 Weeks Later), lançado em 2007 e sem o envolvimento de Boyle e Garland, será essencialmente ignorado para a o começo de uma nova trilogia.

Garland escreve os três filmes, e Boyle vai dirigir o primeiro e o último. Nia DaCosta (Candyman) vai comandar o segundo filme, 28 Years Later: The Bone Temple (Extermínio: O Templo dos Ossos, em tradução livre), que chega já em janeiro de 2026 no Reino Unido. Cillian Murphy não deve aparecer em A Evolução, mas rumores apontam que o ator estará no restante da trilogia.

Extermínio: A Evolução chega em 20 de junho no Brasil.