Ontem à noite fizemos uma verdadeira entrevista virtual ao lado dos nossos parceiros do Collider. Steve Weintraub, cozinheiro do Omelete em Los Angeles e dono do nosso site parceiro, esteve na cerimônia de entrega anual do Saturn Awards, que premia os melhores filmes do ano em Ficção Científica e Horror.
Watchmen
Fizemos algo bastante inusitado nessa edição do prêmio. Steve via as pessoas por lá, nos informava pelo celular e gerávamos perguntas enquanto ele entrevistava outros talentos. Assim, conseguimos uma cobertura bastante abrangente do tapete vermelho.
Pra começar: Zack e Deborah Snyder, diretor e produtora de 300, que falaram sobre Watchmen, a adaptação ao cinemas da graphic novel de Alan Moore e Dave Gibbons! Confira abaixo em vídeo (duas partes) ou texto, só aqui no Omelete, e aguarde mais algumas conversas exclusivíssimas!
Watchmen será o evento principal da Comic-Con este ano e todo mundo na Internet só fala sobre o que veremos por lá. O que você acha?
Zack Snyder: Eu acho bacana porque, sabe, eu acredito que fizemos um filme - você o verá adiante e pode me dizer se estou certo -, que provavelmente, pela primeira vez nessa escala, é direcionado especificamente para esse público [o fã de quadrinhos]. Sabe, é uma briga diária com o estúdio para que eles não tirem do filme as coisas mais pesadas que tornam Watchmen o que é. "Você esté brincando? É um filme censura 18 anos que custou tudo isso e tem essa duração?" eles me dizem. Mas tudo o que está lá é o que torna a HQ tão importante. A experiência de Watchmen. E o Dr. Manhattan está incrível.
Como fã eu não consigo nem começar a explicar o quanto estou ansioso pela Comic-Con para ver o que você vai mostrar por lá.
ZS: Vamos mostrar umas coisas legais.
Ouvi dizer que você mostrou umas cenas para a Warner Bros e que eles adoraram o que viram. Verdade ou mentira?
ZS: Verdade. Esse rolo demo que mostramos era basicamente uma montagem visual, sem efeitos especiais, com coisas legais do filme. Tipo, "isso pode ficar legal, isso também", e eles puderam entender algumas coisas que estávamos imaginando e partilhá-las. Então o que fizemos a partir daí foi começar a trabalhar nos efeitos dessas cenas para ter o que mostrar antes.
Quantos minutos de cenas você vai mostrar? E vocês, como cineasta e produtora, se preocupam com o fato de que essas cenas vão aparecer no YouTube dois segundos depois?
Deborah Snyder: É certo que vai aparecer no YouTube, então temos que estar preparados pra isso. É a natureza do mundo em que vivemos. Estamos empolgados.
ZS: É. E tem um trailer vindo aí, sabe?
Ah, jura?
ZS: Eu adoro trailers.
DS: Sim. Talvez mesmo um teaser...
Zack, é raro que os estúdios dêem tanto tempo de desenvolvimento para um projeto desses.
ZS: Com 300 tivemos uns quatro anos. Watchmen está levando 2 anos e meio, três. É o tempo que um filme legal leva. Eu nem saberia como apressar as coisas, sério. Levei seis meses só pra fazer o storyboard do troço...
E o que você acha de ter seu trailer antes do maior filme do verão, um chamado O Cavaleiro das Trevas?
ZS: Ahhhh...
DS: Você está presumindo isso!
Estou pronto para apostar qualquer quantia com vocês.
ZS [com cara de mentiroso]: Se esse for o caso, seria super legal porque pessoas que nunca ouviram falar de Watchmen poderiam ficar surpresas com as cenas que mostraremos. "Que diabos?".
Deve ser uma pressão tremenda escolher essas cenas, as primeiras que chegarão ao público e aquelas que ficarão com as pessoas.
ZS: É uma pressão, mas ao mesmo tempo é divertido pra caramba fazê-lo. Cara, brincar com essas cenas é muito bom.
DS: E estamos trabalhando nelas há tanto tempo também. É ótimo finalmente poder partilhar o trabalho com outras pessoas. Faz muito, muito tempo.
Há alguns boatos sobre vocês levarem figurinos e talvez até a nave-coruja para a Comic-Con.
ZS: Séeeeerio? Que loucura, hein?
DS: Eu não sei de nada!
ZS: Seria insano se isso acontecesse...
Pergunto isso porque ouvi dizer que há uma questão de custos...
ZS: É caro levar objetos de cena - grandes objetos de cena. Mas se os fãs querem ver algo legal, às vezes você tem que apertar o cinto e dar um jeito.
Vocês falaram ao New York Times que o filme está com três horas. Está difícil essa briga com o estúdio? Justificar essa duração?
ZS: Sim. Há uma batalha por duração. É apenas a realidade do mercado e como um filme de três horas se comporta nele. Mas talvez os fãs possam fazer alguma coisa. Não sei bem como eles podem ajudar, mas... O filme é muito específico e particular. Se você não tem o âmago de Watchmen você não tem coisa alguma. Ele começa nesse núcleo poderoso e se expande para a cultura pop.
O filme sai em março. Vocês conseguirão cumprir o prazo sem problemas?
ZS: Sem problema algum. O pessoal de efeitos visuais está no prazo, estamos fazendo a Manhattan por computação gráfica e está tudo muito legal.
DS: É muito empolgante. Você vai ver...
Obviamente você está pensando em algo em torno de 2 horas e meia, 3 horas para o filme nos cinemas. Mas e o DVD?
ZS: O DVD, com os Contos do Cargueiro Negro e todo o resto, pode ir pra 3,5 horas, ou algo por aí. Ou mais.
Eu vejo que a produtora do filme está apontando pra cima!
DS: Ahahahahaha!
ZS: Pode ser. Uma coisa épica meio doida.
Deborah, tenho que te perguntar isso... como produtora, agora que Zack é um sucesso, ele está agindo feito uma estrela de Hollywood?
DS: Ahahahahahaha! Não consigo nem começar a explicar. Viver com ele? Loucura!
Ele faz você tirar os M&Ms vermelhos do pacote?
DS: Ainda não. Ele não está tão doido ainda.
ZS: Mas eu estou trabalhando em um manifesto pra entregar a ela.
Deborah, este filme tem sido um desafio maior para fazer que 300? Como é a relação com o estúdio?
DS: Com o sucesso de 300 em alguns aspectos ficou mais fácil fazê-los aceitar a idéia de um filme com censura 18 anos. Mas Watchmen é tão complexo e único que não conseguimos encaixá-lo nos mesmos parâmetros. É sempre algo assustador. Quando eles fizeram 300 também era assustador, mas eles arriscaram e a aposta provou-se positiva. Então isso facilitou um pouco uma próxima aposta. Mas todos os dias ainda temos batalhas a enfrentar. Mas eles têm nos dado um suporte muito bom.
Ok, isso facilitou para que o projeto fosse realizado, mas agora que eles já estão gastando todo esse dinheiro vocês sentem um nervosismo extra? Ou eles ainda estão sob o efeito de 300?
ZS: Eles ainda sentem os efeitos e estão começando a sentir os efeitos deste. Outro dia a revista Entertainment Weekly fez uma lista das 100 coisas mais legais da cultura pop e Watchmen estava lá, em décimo-segundo. E a Maxim deste mês colocou uma matéria "o que fazer dentro de 9 meses" e Watchmen estava lá. Ou seja, a coisa está começando...
E teremos uns brindes na Comic-Con pra ajudar?
ZS: Teremos umas coisas muito legais lá.
E vocês pensam em entrar na onda das campanhas virais, como o Batman?
ZS: Estamos pensando em algumas coisas nesse sentido.
DS: A campanha dos comerciais da Veidt que inventamos é uma espécie de começo disso. Mas vamos ver mais coisas como essas.
Você está curtindo a pós-produção do filme?
ZS: Eu adoro filmar, mas a pós-produção é legal também. Você começa a ver o filme ficando pronto.
Watchmen estréia em 6 de março de 2009.