O vídeo mostra o primeiro encontro de Danny Archer (Leonardo DiCaprio, de O aviador) e Maddy Bowen (Jennifer Connelly, de Água negra), no qual ele sintetiza a confusão pela qual passa o continente africano: "gente das forças de paz só ficam por aqui tempo suficiente para perceberem que não estão ajudando ninguém, governos querem ficar no poder só até que roubem o suficiente para se exilarem em outro canto e os rebeldes, esses não querem assumir de verdade, pois se conseguirem terão que governar essa bagunça". O título do clipe, "T.I.A.", refere-se a "this is Africa", ou "isso é a África".
A história se ambienta durante a guerra civil serra-leonesa de 1999. Archer é um traficante de diamantes de sangue - pedras preciosas empregadas no financiamento de rebeliões e terroristas. Porém, quando ele encontra um fazendeiro (Djimon Hounsou, de A ilha, Constantine) cujo filho pequeno foi levado pelo exército para servir como soldado, o destino dos dois homens subitamente é unido. Com a ajuda da jornalista estadunidense Maddy, a dupla embarca numa missão através do território dos rebeldes para tentar salvar a família de Solomon e dar a Archer a segunda chance que ele nunca achou que teria.
O filme foi rodado em Port Edward, Cidade do Cabo e Maputo, capital do Moçambique. Zwick reescreveu o roteiro ao lado de Marshall Herskovitz.
Diamante de Sangue chega às telas em 5 de janeiro - com direito a cobertura ampla do Omelete, entrevistas e tudo!