Há alguns meses, o Omelete esteve em Los Angeles, Califórnia, para acompanhar um dia de filmagens de Agente 86 (Get Smart), a adaptação da saudosa telessérie cômica sessentista para as telas. Estava tudo certo para que eu assistisse a uma cena externa, que seria gravada no centro da cidade. Porém, mudanças de última hora - extremamente comuns em Hollywood - me deixaram hospedado a 40 minutos de distância do estúdio da Warner Bros. Como não havia mais jornalistas ali (os demais ficaram em hotéis próximos à sede da empresa), ganhei uma mordomia inesperada: um luxuoso Lincoln com motorista para o dia todo.
Agente 86
Agente 86
Agente 86
Agente 86
Ok, esse é o tipo de coisa que não faria a menor diferença no artigo do filme... mas o chofer russo acabou sendo bastante valioso - e já vou chegar nessa história. Primeiro, voltemos à visita...
Chegar aos estúdios da Warner Bros., em Burbank, com direito à visão daquela icônica caixa d´água onde vivem os Animaniacs, é o equivalente nerd a um historiador visitar o Partenon, Chichén Itzá e as pirâmides de Gizé - tudo de uma só vez. É que nos 36 estúdios que compõe o complexo da WB foram gravados alguns dos maiores clássicos da história do cinema. Meu destino ali era o Estúdio 36, edificação criada em 1935 para a comédia Cain e Mabel, com Marion Davies e Clark Gable. Trata-se de um dos estúdios mais altos do planeta (30 metros!), onde foram filmados Minha Bela Dama, Camelot, O Velho e o Mar, Caça-Fantasmas, Jurassic Park, Mar em Fúria, 13 Homens e um novo Segredo e até Os Goonies, entre centenas de outros. Dá pra entender minha empolgação, não?
Dentro da gigantesca estrutura, dois edifícios foram construídos. No alto do primeiro havia letreiros em cirílico, que "desenhei" no meu bloco de notas a fim de mostrá-los ao motorista mais tarde e ganhar uma tradução. Funcionou perfeitamente. Repleta de cuidados com a segurança, a produção não passou muitas informações sobre o que estávamos vendo ali... mas meu "camarada" me informou que o enorme letreiro sobre a fachada do prédio dizia "depósito". Nada de muito sensacional... mas ao menos deu pra saber que a organização terrorista KAOS estava escondida em Moscou nesse lugar.
A cena que acompanhei através de um monitor lá embaixo colocava os dois astros do filme, Steve Carell (Pequena Miss Sunshine) e Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada), como Maxwell Smart e a Agente 99. A dupla estava infiltrada nesse esconderijo secreto da KAOS, uma fábrica de bombas, e tentava escapar de um inimigo colossal. E não pense que estou exagerando no adjetivo. O musculoso indiano Dalip Singh, ex-atleta de luta-livre, tem 2,18 metros de altura (!) - e quase isso de largura. A primeira cena registrou, depois de alguns erros, os dois agentes saindo de uma porta e a trancando. Momentos depois, o gigante simplesmente a atravessava, arrancava a porta dos batentes, a dobrava no meio e a arremessava como uma shuriken na dupla. A primeira metade da cena era real (e a cada erro uma nova porta era colocada), mas a segunda, com 86 e 99 sendo atingidos, será, claro, finalizada por computação gráfica. Para tanto, técnicos de efeitos especiais passeavam por ali com globos metálicos e outras referências, que serão substituídas por uma porta digital na pós-produção.
Na cena seguinte, 99 permanecia desmaiada, enquanto 86 enfrentava no mano-a-mano o indiano. Mais engraçada que a situação eram as frases de Steve Carell. O ator de O Virgem de 40 Anos, A Volta do Todo-Poderoso e a excepcional telessérie The Office (EUA), é conhecido por improvisar - e a cada tomada falava um absurdo maior que o outro. Não raro, a produção parava para gargalhar após alguma bobagem. Mas o pior foi a cena em que ele foi esmurrado e aterrissou... no chão! É que um dos assistentes esqueceu de empurrar o colchão e Carell despencou de costas no solo. Felizmente, levantou rindo, sem machucados.
Depois, visitei a sede da CONTROL, a organização de espionagem à qual pertencem 86 e 99. A sala, repleta de postos de trabalho ao redor de um globo, era uma divertida mistura de alta tecnologia com relíquias de décadas passadas. Modernos monitores mostrando mapas e gráficos num canto, uma parede de arquivos metálicos ultrapassados noutro.
A última cena do dia encerrou nossa visita com um estouro - literalmente. Depois de enfrentar o indiano, os agentes acionam bombas que estavam plantadas no local. Devo admitir que foi assustador (e finalmente entendi porque me fizeram assistir a tudo de tão longe): barulhentas explosões, seguidas por bolas de fogo que esquentaram o estúdio, fizeram todos os presentes pularem nas cadeiras. Aparentemente, esqueceram de fornecer protetores de ouvidos aos jornalistas... ou mesmo de avisar sobre o que aconteceria. Um sujeito até levou uma bronca - e um assistente da produção apareceu para pedir desculpas. Tudo bem... já que o Omelete contra-atacou sem demora. ;-)
Cansado de esperar a tarde toda por alguma informação mais concreta do filme, resolvi investigar o que um grupo de pessoas fazia animadamente ali, perto da mesa de guloseimas. No fundo da sala, e com cara de quem devia estar ali, vi que estavam recepcionando ninguém menos que Buck Henry, co-criador de Agente 86 ao lado de Mel Brooks. Sentaram o veterano artista de 77 anos numa cadeira e trouxeram um televisor até sua frente - e a coisa começou a ficar realmente interessante. Empolgados, os produtores e seus assistentes exibiram a Henry uma montagem em estilo de videoclipe com quase 5 minutos de cenas do filme. Infelizmente, como eu oficialmente não estava ali, não posso contar nada do que vi... mas vale dizer que me deixou bastante empolgado para o filme!
Dirigida por Peter Segal (Como Se Fosse a Primeira Vez), A história mostrará 86 iniciando sua carreira como agente da CONTROL, auxiliado pela veterana 99, e sua primeira missão: impedir que a KAOS entregue códigos de lançamento de mísseis nucleares a terroristas. No elenco estão ainda Terence Stamp (o General Zod de Superman II) como o chefe da KAOS, Dwayne "The Rock" Johnson (o novo Agente 23, mentor de 86), Alan Arkin (Pequena Miss Sunshine) interpretando o chefe da organização de combate ao crime CONTROL, Ken Davitian (Borat) como um assecla do vilão, e Bill Murray, numa ponta como o Agente 13.
A estréia está programada para 20 de junho de 2008. Na semana do lançamento teremos aqui no Omelete uma cobertura completa, com entrevistas com os roteiristas, os astros Carell e Hathaway, e mais algumas surpresas. Enquanto isso, fique com a galeria de imagens e vídeos abaixo.