Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Entrevista

Elio | Dubladores refletem sobre mensagem do filme da Pixar

Animação debate relações familiares de vários ângulos

4 min de leitura
15.07.2025, às 18H06.

Elio, a mais recente produção do estúdio Pixar, segue à risca as lições de seus antecessores e mescla aventura e jornada pessoal a um cativante drama familiar para o entorno do protagonista. No filme, Elio perde os pais e passa a viver com a tia militar, que não sabe como lidar com o jovem. Se sentindo perdido no próprio mundo, ele acredita que pode encontrar seu verdadeiro propósito no espaço. Para falar sobre isso, nada melhor do que as vozes que deram identidade para esses personagens no Brasil.

Em entrevista ao Omelete, os dubladores de Elio discutiram a mensagem do filme e o que ele pode ensinar para o seu público-alvo. Para Márcio Marconato, que deu voz ao Embaixador Hélix, “o filme de aceitação em todos os sentidos. Não só a aceitação dessa nova família, no caso dele, mas a aceitação de um novo amigo que ele faz, que é o Glordon”, disse ele. “Eu acho que são diversas camadas de aceitação muito interessantes e que conversam muito com essa questão da diversidade hoje e eu acho isso muito importante”, continuou.

Já a atriz Juliana Paiva,o filme fala sobre enfrentar as próprias batalhas. “Elio perde os pais muito cedo e vai parar nas mãos da tia, que por amor, resolve adotar esse menino, mas que não estava pronta para essa maternidade”, explicou. “Acho que é estranho para os dois lados e muitas barreiras a serem quebradas. É um filme que fala sobre diversidade, sobre aceitação, sobre uma grande aventura, é para a criançada se divertir”, continuou a voz de Olga, tia do protagonista que vive o drama de uma maternidade inesperada.

Porém, também existem muitas questões complexas na família do vilão. Enquanto Glordon, melhor amigo de Elio, é um alienígena carismático e preocupado com a paz, do outro lado, seu pai, Grigon, é um tirano espacial que tenta conquistar tudo o que toca — que quer o filho como seu substituto. Zeca Rodrigues, dublador brasileiro do vilão, diz que “existe uma mensagem no Grigon, e é uma mensagem muito relevante, muito importante para que as pessoas se reconheçam no filme.” Por fim, Júlia Ribas, voz da Embaixadora Questa, concordou com o que os colegas disseram: “É uma mensagem de família. É muito linda”.

Tudo sobre Elio

Nova animação original da Pixar, estúdio de clássicos como Toy Story, Procurando Nemo e Os Incríveis, Elio acompanha a jornada espacial de um menino que sempre sonhou em ver as estrelas. Tudo começa quando ele é erroneamente identificado como o líder do planeta Terra e é levado para o Communiverse, uma organização interplanetária com representantes de galáxias distantes e distantes. Como parte da empreitada de ligar diferentes mundos, Elio deve formar novos laços com formas de vida alienígenas excêntricas, navegar por uma crise de proporções intergalácticas e, de alguma forma, descobrir quem e onde ele realmente deveria estar.

Dirigido por Madeline Sharafian (diretora do curta A Toca), Domee Shi (Red: Crescer é uma Fera) e Adrian Molina (Viva: A Vida é uma Festa), o elenco do filme conta com as vozes de Zoe Saldaña (Emilia Pérez) como Tia Olga, Brad Garrett como Lorde Grigon, Jameela Jamil como Embaixadora Questa e Yonas Kibreab (Obi-Wan Kenobi) como o personagem-título.

Elio passou por grandes mudanças. Originalmente, Molina era seu único diretor e America Ferrera estava no elenco como a mãe do personagem que foi, aparentemente, cortada. Depois de ser adiado, o filme passou a ter o envolvimento de Sharafian e Shi na direção e passou por uma grande reformulação no visual.

Depois de Elio, a Pixar trará de volta algumas de suas principais franquias. Toy Story 5 já está anunciado para 2026 e terá os brinquedos disputando o tempo das crianças com eletrônicos. Além disso, Os Incríveis 3 foi anunciado. No meio disso tudo, porém, há uma animação original: Saltadores, também agendado para 2026.

Webstories