Um dos entrevistados foi o designer de produção Ed Verreaux, que comparou os elementos artísticos de X3 aos filmes prévios da série. "Acho que ele ficou um pouco mais estilizado, contrastando com as atuações e a edição - mais realistas. Não pudemos mudar muito, pra não desviar do visual estabelecido. Além disso, o orçamento não permitia".
Já o produtor associado David Gorder ressaltou que sementes para as aventuras futuras - não necessariamente dos X-Men, mas de seus personagens - foram plantadas no filme. "É mais ou menos o que fizemos em X2, e que muita gente não percebeu, com a silhueta da Fênix na água. Dá pra seguir a partir desses pontos, se quisermos. Mas não é algo que necessite de um X4. Ele abre caminhos que podem ser trilhados por certos personagens", disse.
Em relação à história, Gorder disse que ela tem diversas referências do primeiro arco de Surpreendentes X-Men (atualmente em publicação no Brasil na revista X-Men Extra), de Joss Whedon. "Alguns personagens dele, como a Dra. Rao, aparecem em nosso filme. Além disso, há diversos trechos extraídos de histórias da Fênix", completou, ressaltando ainda que praticamente todos os momentos do filme têm origem nos quadrinhos e que os roteiristas Zak Penn e Simon Kinberg, são fanáticos pelos mutantes.
Com relação aos principais mutantes do filme, os atores explicaram que não existirão grandes mudanças, exceto com Tempestade. Halle Berry disse que ela finalmente terá uma razão de existir, uma voz relevante. "A força dela nos gibis finalmente se materializará nas telas", comentou a atriz. "E ela vai voar", completou o diretor, Brett Ratner.
O cineasta explicou também que, por ser enorme fã dos dois primeiros filmes, não está reinventando elementos que já tenham sido explorados. "Mas estou mostrando algumas histórias do passado, que permanecem inéditas, mas que fazem enorme sentido em relação aos outros dois. E estamos resolvendo alguns arcos de personagens que ficaram abertos, apesar de eu não achar que este deva ser o último. Há oportunidades para seguir com a série. Mas estou tomando cuidado para que este filme seja consistente em relação aos outros dois. Não estamos saindo das regras estabelecidas".
Um desses elementos do passado ficou claro em entrevista com Kelsey Grammer, o Fera. "Ele já era um membro dos X-Men antes de todos eles. Ele, Magneto e Xavier. Ele foi um dos primeiros estudantes de Charles Xavier e tinha como colega Jean Grey, que também é uma das mais antigas", disse o ator.
X-Men 3 tem estréia prevista para 26 de maio de 2006. Clique aqui para o texto completo.