Filmes

Notícia

Durkirk | Christopher Nolan afirma que este é um de seus filmes mais pessoais

Longa estreia dia 27 de julho

21.07.2017, às 16H34.
Atualizada em 21.07.2017, ÀS 19H05

O diretor Christopher Nolan afirmou, em entrevista ao Indie Wire, que seu novo filme, Dunkirk, é uma das obras mais pessoais de sua carreira. "Tento fazer apenas filmes com os quais eu me sinta conectado em um nível emocional", disse. "Essa é a primeira vez que retrato eventos reais e, com isso, vem uma grande responsabilidade. Mas, acredito que em alguma medida ele parece mais pessoal."

O fato de ter crescido com as histórias dessa batalha e ouvido de seus familiares a respeito da guerra tem uma influência nessa impressão. "Dunkirk é algo com o qual você cresce se é um britânico. A história que se ouve é simplista e mítica, quase como um conto de fadas", contou.

Tendo seu avô sido membro da Força Aérea - embora não estivesse presente na batalha retratada no filme - havia uma pressão a mais em Nolan. "Era muito importante para mim acertar as seções aéreas do filme. Meu pai costumava ser muito azedo sobre filmes em que as representações da Força Aérea não estivessem corretas."

Dunkirk é baseado na história da Operação Dínamo, que conseguiu resgatar mais de 330 mil homens da cidade que dá nome ao filme, durante a Segunda Guerra Mundial. A operação envolvia a retirada da Força Expedicionária Britânica e de outras tropas aliadas do porto de Dunquerque, cercado pelas forças nazistas, que naquele começo de guerra já invadia os Países Baixos e o Norte da França.  O elenco do filme tem nomes como Tom HardyCillian MurphyMark RylanceKenneth Branagh, entre outros.

Dunkirk tem estreia para prevista para 27 de julho.