Filmes

Lista

Entenda o final de Doutor Sono

Longa de Mike Flanagan retorna ao Hotel Overlook de O Iluminado

08.11.2019, às 11H20.

Doutor Sono, a nova adaptação de Stephen King que chega aos cinemas este mês, é uma sequência de O Iluminado, livro do autor lançado em 77 e aclamado filme de 80 de Stanley Kubrick. Trazendo de volta diversos elementos do filme, Flanagan deixa explícito muita coisa que a adaptação de Kubrick preferiu deixar encoberto, e por isso, teve que retomar diversos recursos do filme antecessor. 

Se você ficou em dúvida sobre o que assistiu, resumimos abaixo o desfecho do filme, explorando o que o final deixa em aberto:

[Cuidado com spoilers de Doutor Sono, obviamente] 

O plano do Hotel Overlook

Quando Dan e Abra conseguem derrotar grande parte do Verdadeiro Nó um por um, a dupla de Iluminados decide atrair Rose Cartola para o lugar mais imponente que Danny já conheceu em termos de brilho: O Hotel Overlook. A ideia dele é que os espíritos do Hotel se alimentem do brilho da vilã do mesmo modo que eles tentaram fazer com ele, e usar todas as entidades que ele mesmo havia aprisionado durante todos estes anos contra a antagonista. O plano dá certo, e os espíritos do Overlook realmente atacam Rose, dominando-a, mas não demora para que eles se virem contra Dan e Abra também. 

O que acontece com Dan

Depois de atacar Rose Cartola, todas as figuras do Hotel Overlook passam a dominar Danny e ele rapidamente toma o lugar de seu pai na história. Com isso, Doutor Sono deixa claro algo que Kubrick nunca fez realmente, que é associar totalmente a loucura de Jack com a possessão dos espíritos do Overlook. Quando Dan persegue Abra com o machado, andando do mesmo modo que seu pai fez há tantos anos, e adentra novamente o quarto 237, Doutor Sono abre o jogo do que aconteceu com o pai de família naquele inverno. 

Desta vez, no entanto, Dan está acompanhado por uma iluminada que tem mais controle sob seus poderes do que ele tinha quando criança. Abra consegue interromper a loucura de Jack e lembrá-lo do que eles foram fazer no local. Relembrando a ida da Danny às caldeiras, Abra remete ao plano de queimar o Overlook, algo que fecha a jornada de Dan com um ciclo. Assim, Danny desce até o local para incendiar o Overlook, finalmente se reencontrando com a sua mãe. 

Aparecendo depois no quarto da Abra, Dan mostra ter se tornado um guia espiritual para a garota do mesmo modo que Hallorann foi para ele por todo esse tempo.

O que acontece com Abra

O final de Abra, apesar de bem quadradinho, deixa uma possibilidade solta. Depois de falar com Dan (em forma espiritual) em seu quarto, Abra entende a importância de aceitar os seus poderes para encarar ameaças como o Verdadeiro Nó que podem surgir em seu caminho. Como parte disso, Abra decide falar com a sua mãe sobre suas capacidades, abrindo o jogo sobre a vida após a morte. 

Depois disso, Abra decide enfrentar o espírito da mulher da banheira que aparece em sua casa, encarando a entidade e parecendo pronta para a responsabilidade, provavelmente indo trancá-la em uma nova caixa, como Dan fez antes. A cena deixa claro também que, apesar do Hotel Overlook ter queimado por completo, as ameaças que lá permaneciam continuam ativas. 

O que fica em aberto para Abra é se ela será capaz de controlar suas habilidades, já que Rose Cartola, quando as duas se enfrentam, revela que a menina lembra muito ela mesma quando criança. 

Bônus: o que aconteceu com Jack

Retomando a história de Jack através de Dan, Doutor Sono explicita a loucura do escritor em O Iluminado como uma possessão dos espíritos do Overlook. Quando o filho se senta na frente do bar, onde Jack sentou há tantos anos, e encara novamente a figura do pai, o filme esclarece que ele foi realmente absorvido pelo local, algo que ficou ambíguo no final do filme de Kubrick.