Após a confirmação da saída de Bob Iger, Josh D'Amaro foi confirmado como novo CEO da The Walt Disney Company. O executivo assume o cargo máximo da empresa após comandar a divisão de parques da companhia.
O americano de 54 anos liderou por cinco anos a unidade mais lucrativa da empresa, que cuida não só dos parques, mas também de resorts e cruzeiros. Damaro ganhou destaque por, durante seu período no comando da divisão, liderar a retomada das operações da empresa pós Pandemia.
Walt Disney Company
“Josh D’Amaro é um líder excepcional e a pessoa certa para se tornar nosso próximo CEO”, disse Iger no anúncio oficial. “Ele tem uma apreciação instintiva da marca Disney e uma profunda compreensão do que ressoa com nosso público, aliada ao rigor e à atenção aos detalhes necessários para entregar alguns de nossos projetos mais ambiciosos. Sua capacidade de combinar criatividade com excelência operacional é exemplar e estou muito feliz por Josh e pela empresa.”
D'Amaro foi escolhido após um rápido mas complexo processo de sucessão. A corrida foi organizada por um comitê do conselho, e considerou quatro candidatos internos: Dana Walden e Alan Bergman (co-presidentes da Disney Entertainment), D'Amaro (presidente da Disney Experiences) e Jimmy Pitaro (presidente da ESPN). Observadores externos já viam Walden e D'Amaro como os favoritos.
Iger retornou ao comando em novembro de 2022 após a conturbada saída de Bob Chapek. Em seus 15 anos anteriores no cargo (2005-2020), ele supervisionou aquisições históricas como Pixar, Marvel, Lucasfilm e 21st Century Fox. Seu mandato atual incluiu a rentabilidade do Disney+ e desafios como greves em Hollywood e batalhas com investidores.
Em entrevista recente, ao refletir sobre seu legado, Iger declarou esperar ter levado a Disney a "um lugar do qual o próprio Walt se orgulharia", focando em inovação e narrativa. Sobre seu sucessor, afirmou desejar alguém que "respeite o passado, mas não deixe que nada feito anteriormente atrapalhe a trazer a companhia para o futuro".