Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Notícia

Diretor palestino de Sem Chão é libertado após noite em cárcere israelense

Cineasta foi linchado e sequestrado na tarde desta segunda-feira (24)

2 min de leitura
MF
25.03.2025, às 10H55.

O cineasta palestino Hamdan Ballal, co-diretor do documentário Sem Chão, vencedor do Oscar, acaba de ser libertado. O cineasta havia sido linchado e sequestrado de dentro de uma ambulância pelo exército israelense.

A informação é de Yuval Abraham, co-diretor do filme ao lado de Ballal. Veja abaixo.

"Hamdan Ballal está livre e está a caminho de casa para encontrar sua família."

De acordo com o relato publicado por Abraham na tarde desta segunda-feira (24), Ballal foi atacado por colonos israelenses estabelecidos na região palestina onde se passa o filme.

Veja o relato completo: "Um grupo de colonizadores acabou de linchar Hamdan Ballal, co-diretor do nosso filme Sem Chão. Eles o espancaram e ele ficou com ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Os soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então."

Um dos posts originais de Abraham ainda pode ser visto, conforme o anexo abaixo:

Um relato no veículo israelense Haaretz corrobora a versão de Abraham, detalhando que o ataque aconteceu ontem, por volta das 18h locais (13h de Brasília), quando um colono abordou um grupo de palestinos na vila de Susya. Quando os palestinos pediram que ele se retirasse, dúzias de outros colonos apareceram e começaram a atacá-los com paus e pedras, além de destruir estruturas como tanques de água e carros.

Sem Chão, dirigido por Abraham e Ballal ao lado de Rachel Szor e Basel Adra, acompanha a luta dos palentinos originários da comunidade de Masafer Yatta, no Sul da Cisjordânia, através dos anos, conforme o exército israelense inicia demolições sistemáticas de suas casas e construções comunitárias, a fim de instalar um campo de treinamento militar na região.

Sem Chão ainda está em exibição em alguns cinemas brasileiros e chega ao streaming Filmelier+ em abril.

Webstories