Filmes

Notícia

Jogador de futebol argentino Diego Maradona morre aos 60 anos

Ídolo do esporte já teve trajetória mostrada em documentários

25.11.2020, às 13H25.
Atualizada em 25.11.2020, ÀS 14H27

Morreu aos 60 anos o jogador de futebol argentino Diego Armando Maradona. Segundo informações do jornal Clarín, ele sofreu uma parada cardiorespiratória em sua casa. O ex-atleta tinha feito uma cirurgia no cérebro no começo de novembro e recebeu alta alguns dias depois.

Nascido em Lanús, em 1960, Maradona mostrou talento para o futebol ainda na infância e teve uma trajetória de sucesso, passando por clubes como Boca Juniors, Barcelona e Napoli. Foi convocado para a seleção da Argentina e ganhou o campeonato mundial em 1986, com uma grande performance nos gramados, mas não sem polêmicas: a seleção argentina se classificou para as semi-finais ao vencer a Inglaterra com um gol em que Maradona tocou a bola com a mão. Ao ser questionado sobre sua jogada, ele afirmou que fez o gol "um pouco com a cabeça, um pouco com a mão de Deus".

Maradona também era uma figura controversa dentro e fora dos campos. Um dos problemas que marcou sua vida foi o envolvimento com drogas, que o afastou dos gramados e lhe gerou problemas de saúde.

Por ser uma figura tão marcante, Maradona se tornou mais que um jogador de futebol, mas um personagem da cultura latino-americana e até mundia. Vários filmes e séries foram realizados sobre sua trajetória. O ex-atleta soma mais de 100 aparições na TV e no cinema, como no documentário que leva seu nome, lançado em 2019 pela HBO. Confira o trailer acima.

O jogador também foi tema de um documentário realizado pelo cineasta bósnio Emir Kusturica, lançado em 2008, e ganhará em breve uma série produzida pela Amazon Prime Video, Sueño Bendito, que recontará sua trajetória desde a infância. A Netflix também tem nos planos um filme em que o craque deve aparecer de algum modo, que tem o sugestivo título de The Hand of God. Com direção do italiano Paolo Sorrentino (A Grande Beleza), o longa deve fazer menção ao período em que Maradona viveu em Nápoles e jogou no time local.