Detetive Chinatown: O Mistério de 1900 chegou aos cinemas brasileiros hoje (15), com distribuição da Sato Company, mas os fãs de filmes asiáticos que forem assistir ao longa podem não saber do tamanho da franquia - este é, afinal, o quarto longa metragem de Detetive Chinatown, que também já teve uma série de TV com duas temporadas.
Se você é um dos novos fãs da saga, não se preocupe! Logo abaixo, o Omelete te conta tudo sobre o fenômeno que é Detetive Chinatown.
Detetive Chinatown (2015)
Onde ver: Disponível somente em mídia física no Brasil.
A trama: O jovem Qin Feng (Liu Haoran) vai passar férias Bangkok (Tailândia) com o seu tio, o trapaceiro Tang Ren (Wang Baoqiang), que convenceu todos no seu bairro sobre suas habilidades de detetive. Quando uma grande quantidade de ouro do gângster Mr. Yan (Chin Shih-chieh) desaparece, e um de seus capangas é morto, Tang Ren é colocado no caso pelo incompetente policial Kon Tai (Xiao Yang). Para a sorte do trapaceiro, seu sobrinho parece ter uma habilidade natural para resolver crimes.
O longa acaba com Tang Ren, agora um detetive mundialmente famoso, sendo contratado por uma empresa para resolver outro caso… desta vez, em Nova York (EUA).
Detetive Chinatown 2 (2018)
Onde ver: Disponível somente em mídia física no Brasil.
A trama: Tang Ren engana Qin Feng, dizendo que estava prestes a se casar em Nova York, para atrair o sobrinho-prodígio para a Grande Maçã. O verdadeiro motivo da viagem é outro: o chefão da Chinatown nova-iorquina, Qi (Kenneth Tsang), reuniu os detetives mais famosos do mundo por lá e ofereceu US$ 5 milhões para quem conseguisse resolver o caso do assassinato de seu neto, encontrado num templo com o coração arrancado.
Detetive Chinatown 2 também começa a caça dos dois protagonistas pelo misterioso Q, ranqueado como o melhor detetive do mundo em um aplicativo utilizado para contratar serviços do tipo.
Detetive Chinatown: A Série (2020-2024)
Onde ver: Disponível para streaming no IQIYI.
A trama: Com casos ambientados na Tailândia, Hong Kong e Taiwan, as duas temporadas da versão televisiva de Detetive Chinatown se entrelaçam com a timeline dos filmes - alguns casos se passam logo após a trama do primeiro longa, enquanto outros se localizam entre os capítulos 2 e 3 da franquia.
A série foca nas investigações de Lin Mo (Roy Chiu), um antigo aprendiz de Tang Ren, e dá espaço para uma série de outros personagens secundários da franquia cinematográfica: a hacker Kiko (Yuxian Shang) tem um destaque especial, assim como o grupo conhecido como Cinco Detetives Espirituosos, liderado por Noda Koji (Chen Zheyuan).
Os astros da franquia cinematográfica, Liu Haoran e Wang Baoqiang, fazem aparições especiais, assim como Tony Jaa, Xiao Yang, Janine Chang e outros superastros asiáticos.
Detetive Chinatown 3 (2021)
Onde ver: Disponível somente em mídia física no Brasil.
A trama: Qin Feng e Tang Ren desta vez são contratados para investigar o assassinato de um chefão da máfia em Tóquio (Japão). Um dos rivais da vítima, Masaro Watanabe (Tomokazu Miura), entra em contato com a dupla jurando sua inocência e pedindo que eles encontrem o verdadeiro assassino. Anna Kobayashi (Nagasawa Masami), assistente do chefão assassinado, logo se torna a principal suspeita.
No terreno da mitologia, somos apresentados ao misterioso personagem de Andy Lau, que se apresenta como líder da organização conhecida como Q. Mas teremos que esperar o quinto filme da saga para continuar nesse lastro, porque…
Detetive Chinatown: O Mistério de 1900 (2025)
Onde ver: Em cartaz nos cinemas do Brasil.
A trama: Mais spin-off do que continuação, O Mistério de 1900 volta mais de um século no tempo para acompanhar dois novos personagens na San Francisco (EUA) da década-título. Qin Fu (Liu Haoran) é um jovem detetive contratado pelo empresário Bai Xuanling (Chow Yun-fat) para investigar uma série de assassinatos dos quais seu filho (Zhang Xincheng) é o principal suspeito. Ele suspeita, no entanto, que um candidato a prefeito (John Cusack) racista está tentando incriminá-lo para ganhar votos na eleição.
Entre as vítimas dos crimes está também um líder nativoamericano, o que leva sua tribo a enviar Ah Gui (Wang Baoqiang), um rapaz chinês que foi criado entre eles, para conduzir sua própria investigação.