Filmes

Notícia

Depois de casos de enjoo, chineses protestam contra Jason Bourne em 3D

Universal se pronuncia e diz que vai colocar mais cópias 2D em cartaz em Pequim

27.08.2016, às 14H30.
Atualizada em 04.11.2016, ÀS 15H06

Embora a estreia de Jason Bourne na China na última terça-feira esteja trazendo dividendos para a Universal, o lançamento do filme convertido em 3D para os mercados asiáticos pode provocar uma dor de cabeça maior - literalmente.

Segundo o jornal chinês Global Times, espectadores em Pequim organizaram um protesto na quinta-feira depois de assistir à versão 3D, que estaria provocando náusea e enjoo por conta da combinação entre o efeito tridimensional e o estilo de filmar ação do diretor Paul Greengrass, conhecido pela agitada câmera na mão. O protesto pedia a devolução do valor do ingresso; em Pequim, até a quinta, apenas oito de 149 cinemas estavam exibindo o filme em 2D.

Na quarta, o escritório da Universal em Pequim soltou um comunicado dizendo que está trabalhando com distribuidores locais para oferecer mais cópias 2D e assim "servir às necessidades diversificadas dos espectadores". Com o ingresso mais caro do 3D, Jason Bourne arrecadou US$ 11,8 milhões no seu primeiro dia na China - é o melhor resultado de um longa da franquia no país. Até quinta, já acumulava US$ 25 milhões por lá.

Jason Bourne | Crítica