Filmes

Crítica

Vizinhos Imediatos de 3º Grau | Crítica

Título ruim para uma comédia juvenil protagonizada por adultos

13.09.2012, às 19H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

Durante os 100 minutos de Vizinhos Imediatos de 3º Grau (The Watch) o que fica mais evidente é o tanto de improvisações que foram feitas durante as filmagens. Dá para perceber os atores se segurando para não rir e isso é engraçado. É como se as piadas unissem aqueles quatro personagens que são tão diferentes entre si. E há, sim, uma rápida conexão entre eles, o chamado "bromance", o mais alto nível de amizade entre homens. Rápida até demais, principalmente para o certinho Evan (Ben Stiller), que instantaneamente vai do coxinha master do subúrbio estadunidense a "um dos caras".

Vizinhos Imediatos de 3 Grau

Vizinhos Imediatos de 3 Grau

Vizinhos Imediatos de 3 Grau

É ele quem decide formar um grupo de vigias da comunidade, para investigar um crime que aconteceu com um de seus funcionários e que a polícia local não está dando a devida atenção - pelo menos para o seu grau de engajamento. Juntam-se a ele o falastrão Bob (Vince Vaughn), que vê o grupo como uma forma de escapar da esposa e da filha adolescente por algumas horas; o jovem armamentista Franklin (Jonah Hill), que enxerga ali um jeito de extravasar sua violência contida; e o inglês Jamarcus (Richard Ayoade), que acaba de se divorciar e quer fazer novas amizades.

A história é bastante simples, mas o filme se perde um pouco na mistura de gêneros. No início, após mostrar a vida perfeita de Evan, há uma boa cena de suspense. Passamos ao humor com cenas de vergonha alheia e outras de comédia adolescente - com direito a palavrões e situações sexuais durante o início da relação dos quatro protagonistas, até chegarmos ao momento dramático em que descobrimos porque cada um deles age daquela forma. E daí temos o desfecho, que é uma ficção científica cheia de aventura, com invasão alienígena e explosões. Este vai e vem acaba deixando o clima do filme um pouco confuso, indeciso. Não que a mistura não seja bem-vinda, ela só não é bem feita.

Mas se há um ponto a ser elogiado em Vizinhos Imediatos de 3º Grau é a presença de Ayoade. O comediante é conhecido pela sua performance na série britânica The IT Crowd, em que fazia uma espécie de Sheldon - antes de The Big Bang Theory existir. Aqui, ele é o alívio cômico da comédia, o ladrão de cenas do filme, com seu jeitão duro e tímido. É quase uma reprise do Moss, e isso não é uma reclamação. Pelo contrário! Quanto mais gente conhecendo o programa inglês, melhor.

Apesar do péssimo título nacional e as duríssimas críticas que recebeu lá fora, Vizinhos Imediatos de 3º Grau não é tão ruim assim. Está bem abaixo de outros filmes roteirizados por Seth Rogen e Evan Goldberg, como Superbad - É Hojee Segurando as Pontas, mas é melhor do que a estreia de Akiva Schaffer, Hot Rod - Loucos Sobre Rodas.

Veja uma entrevista com os atores:

Nota do Crítico
Bom