Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Crítica

O Quarto do Filho | Crítica

Um voto de confiança na humanidade e na emoção

MH
14.02.2002, às 01H00.
Atualizada em 03.11.2016, ÀS 12H06

Na edição de 2001 do Festival de Cannes, os filmes O quarto do filho (La Stanza del Figlio, de Nanni Moretti) e A professora de piano (La pianiste, de Michael Haneke) protagonizaram o duelo principal pela Palma de Ouro. Ambos possuem grandes qualidades. O primeiro, sensível, retrata a perda de um membro da família de forma honesta, comovente, sem apelações. O segundo, fortíssimo, busca no tratamento ofensivo da vida reprimida de uma professora quarentona, analisar as fraquezas humanas.

Todas as tendências apontavam para uma vitória de Haneke. Mas a organização do festival preferiu a humanidade e a emoção. A professora de piano levou o grande prêmio da crítica, melhor atriz (Isabelle Huppert) e melhor ator (Benoit Magimel). O quarto do filho consagrou-se com a Palma de Ouro, o prêmio principal. A partir desse episódio, em Maio, cresceram os nomes de Moretti e de sua produção. Na Mostra BR de Cinema de São Paulo, em Outubro de 2001, o filme comoveu, em sessões disputadíssimas. E apesar de ignorado no Oscar 2002, não perdeu o brilho.

Traumas humanos

A idéia de filmar a dor da perda já perseguia Moretti havia alguns anos. Em 1998, porém, uma casualidade um tanto feliz o fez adiar os planos: sua mulher engravidou. Como o tema do filme cairia mal num momento tão especial, Moretti finalizou a comédia Aprille naquele ano. Finalmente, em 2001, O Quarto do Filho recebeu atenção do diretor. Na história, o psicanalista Giovanni (o próprio Moretti, em grande atuação) divide o seu tempo entre os tipos mais variados de pacientes excêntricos e o carinho doméstico. Na cidade portuária de Ancona, região italiana de Marche, à beira do Mar Adriático, o cotidiano não lhe reserva surpresas maiores do que conhecer os segredos de seus clientes. Mas uma fatalidade, a morte de seu filho Andrea (Giuseppe Sanfelice), numa acidente de mergulho, destrói a unidade familiar.

Giovanni não consegue manter a qualidade de suas consultas. A mulher, Paola (Laura Morante), e a filha, Irene (Jasmine Trinca), também sofrem com o baque. A partir daí, a luta para a reconstrução ocupa a tela com extrema sensibilidade. Emociona o esforço do psicanalista, um especialista nos traumas humanos, em superar a sua própria tristeza.

O tratamento que Moretti reserva ao tema foge de qualquer dramalhão, de qualquer apelo meloso. Por isso mesmo, o filme, lento e denso, não deve agradar aos fãs do cinemão. Já o espectador mais suscetível certamente cairá no choro, mesmo que a intenção primeira de Moretti não seja provocar as lágrimas, mas pedir um voto de confiança em nome da humanidade e da solidariedade.

Nota do Crítico

Excelente!
Marcelo Hessel

O Quarto do Filho

La Stanza del figlio

2001
99 min
Drama
País: França, Itália
Classificação: 14 anos
Direção: Nanni Moretti
Elenco: Nanni Moretti, Laura Morante, Jasmine Trinca, Giuseppe Sanfelice, Sofia Vigliar, Renato Scarpa, Roberto Nobile, Paolo De Vita, Roberto De Francesco, Claudio Santamaria, Antonio Petrocelli, Lorenzo Alessandri, Alessandro Infusini, Silvia Bonucci, Marcello Bernacchini