Filmes

Crítica

A Última Casa da Rua | Crítica

O primeiro filme ruim da carreira de Jennifer Lawrence

06.12.2012, às 19H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H40

A única explicação para Jennifer Lawrence ter aceitado atuar em A Última Casa da Rua é o senso de oportunidade. Quando recebeu o convite, no início de 2010, a atriz não tinha protagonizado Jogos Vorazes, nem encantado o mundo com sua atuação em Inverno da Alma. Com isso em mente, é possível perdoar a escolha de uma das maiores revelações do cinema atual em participar de um suspense tão vazio.

jennifer-lawrence

No filme dirigido por Mark Tonderai, a atriz vive a jovem Elissa, que se muda de cidade com a sua mãe, interpretada por Elisabeth Shue. Após se acomodar, ela descobre que a casa ao lado da sua foi palco de um assassinato duplo brutal, que não só desvalorizou os imóveis ao redor mas também criou uma série de lendas urbanas. Altiva e inconsequente como qualquer protagonista de um suspense adolescente, Elissa não se impressiona com as histórias relativas ao casarão e logo começa um relacionamento com o único residente do local, o misterioso Ryan (Max Thieriot).

Se não proporciona sequer uma sequência de suspense real, a direção de Tonderai consegue ao menos não tornar a atuação de Lawrence algo desprezível. O roteiro de David Louka (A Casa dos Sonhos) se esforça para tornar os  diálogos entre mãe e filha em algo  constrangedor, com rompantes de proteção maternal e revolta adolescente que não combinam com as características de cada personagem. Dessa forma, a protagonista aproveita as cenas dramáticas sem fala para com um olhar mostrar uma indignação que não pôde ser revelada em trinta minutos de diálogo.

Se por um lado Lawrence tenta bravamente salvar o filme - acompanhada da sempre esforçada Elisabeth Shue -, seus companheiros não aparentam ter a mesma preocupação. Thieriot não demonstra aptidão para convencer alguém de seus problemas ou de uma suposta boa índole e, ao lado do policial interpretado por Gill Belows (Vegas), sintetiza a canastrice do elenco de apoio. Sem relações ou motivações convincentes, não há plateia que se solidarize com a vida dos personagens.

Após usar dois atos para aprofundar uma história sem conteúdo, o filme usa seus últimos minutos para incluir uma série de reviravoltas desesperada. Mais do que sem graça, as revelações são vazias, já que boa parte delas são inexplicavelmente reveladas na campanha de marketing do longa. Mais um fraco exemplar de suspense para adolescentes, A Última Casa da Rua tem no talento da protagonista seu principal trunfo que, no entanto, não é o suficiente para salvá-lo do fracasso.

A Última Casa da Rua | Cinemas e horários

A Última Casa da Rua | Trailer legendado

Nota do Crítico
Ruim