Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Crítica

Sentinela | Crítica

Sentinela

MF
03.08.2006, às 00H00.
Atualizada em 15.11.2016, ÀS 21H59

Sentinela
The Sentinel
EUA, 2006 - 108 min
Drama, Suspense

Direção: Clark Johnson
Roteiro: George Nolfi, baseado em livro de Gerald Petievich

Participação: Michael Douglas, Kiefer Sutherland, Eva Longoria, Martin Donovan, Ritchie Coster, Kim Basinger, David Rasche, Kristin Lehman, Raynor Scheine, Chuck Shamata, Paul Calderon, Clark Johnson, Raoul Bhaneja

Uma só andorinha não faz verão, e tampouco uma constelação de astros hollywoodianos garante um bom filme. Sentinela (The Sentinel, 2006) é a prova disso. Apesar de contar com Michael Douglas (Acontece nas melhores famílias), Kiefer Sutherland (24 horas), Eva Longoria (Desperate Housewives) e Kim Bassinger (Provocação), o longa dirigido pelo ex-dublê Clark Johnson (S.W.A.T.) até pode divertir enquanto as luzes estiverem apagadas, mas assim que os créditos começarem a subir, você vai pensar no que vai comer quando chegar em casa e, pronto, já esqueceu o que acabou de ver.

A culpa não é dos atores, que até se esforçam para fazer a audiência acreditar na existência de um plano para matar o presidente norte-americano usando um agente infiltrado entre sua própria segurança pessoal. Mas nos dias de hoje, com terroristas prontos para se sacrificar a qualquer momento, fica difícil acreditar que ainda há ex-agentes da KGB preocupados em eliminar o grande "ícone do capitalismo", figura que representa o mal acima de tudo. Seria um argumento plausível apenas se tivessem congelado os caras na Sibéria na época em que a Guerra Fria estava no auge e esquecido de avisá-los que mais de 40 anos já se passaram. Hoje, uma idéia dessas daria no máximo uma comédia policial, não um suspense com intrigas e traições, né?

Mas se nada disso interessa e você vai assistir a este filme de qualquer jeito, então preste atenção na minuciosa reconstrução do trabalho dos agentes do Serviço Secreto que cuidam da guarda do presidente Ballentine (David Rasche) e sua esposa (Basinger). Tudo isso é o mais próximo possível do real, já que um ex-agente que fez parte da equipe de segurança do ex-presidente Clinton esteve presente como consultor técnico, cuidando dos detalhes e dando, enfim, um toque de realismo à trama.

Na história, quem tem trabalho semelhante é Michael Douglas, que interpreta o agente Pete Garrison. Veterano, ele tem no seu currículo uma bala que tomou protegendo o presidente Reagan décadas atrás. Mas o mundo mudou de lá pra cá e depois que um colega seu é morto ele se torna o principal suspeito do tal plano de matar o atual líder estadunidense. Quem cuida das investigações é seu ex-protegé David Breckenridge (Sutherland). Os dois tiveram há pouco tempo uma rusga ainda não cicatrizada e até mesmo a novata agente Jill Marin (Longoria) vai entrar no meio da guerra particular de nervos entre os dois.

Não adianta querer enganar ninguém, o filme foi produzido e pertence a Michael Douglas. Todos os demais astros envolvidos são apenas convidados a participar da brincadeira. E neste aspecto Douglas não desaponta, provando que ainda está em forma e tem pique para aguentar uma correria. Já os demais acabam não produzindo muito de novo. Eva Langoria tem um papel diferente de sua personagem de Desperate Housewives, mas é muito apagada e, na verdade, acaba chamando a atenção apenas pelo seu tipo mignon. Já o outro astro da TV, Kieffer Sutherland, liga o piloto automático e faz do agente David Breckenridge uma continuação do seu trabalho na série 24 horas. Sobra para Kim Basinger apenas a figuração nisso tudo.

Nesta história cheia de ação e pouca coerência chama a atenção ainda, perto do clímax, um discurso do presidente norte-americano ratificando a adesão dos Estados Unidos ao protocolo de Kyoto - que visa a diminuição da emissão de poluentes na atmosfera. E o que poderia ser uma bela alfinetada na atual política dos Estados Unidos acaba gerando risadas no público. Não tem jeito: Jack Bauer pode salvar o mundo, mas não um filme com roteiro fraco.

Nota do Crítico

Regular
Marcelo Forlani

Sentinela

The Sentinel

2006
04.08.2006
108 min
Suspense
País: 108
Classificação: 14 anos
Direção: Michael Winner
Roteiro: Michael Winner
Elenco: Chris Sarandon, Cristina Raines, Martin Balsam, José Ferrer, Burgess Meredith, Ava Gardner, Christopher Walken, Beverly D'Angelo, John Carradine, Arthur Kennedy, Sylvia Miles, Deborah Raffin, Eli Wallach, Jerry Orbach, Hank Garrett, Robert Gerringer, Nana Visitor, Tom Berenger, William Hickey, Gary Allen, Tresa Hughes, Jeff Goldblum, Richard Dreyfuss