Filmes

Crítica

Jersey Boys: Em Busca da Música | Crítica

Máfia supera melodia na visão de Clint Eastwood sobre o grupo Frank Valli & The Four Seasons

26.06.2014, às 08H35.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H40

Não é só de virilidade que se faz Clint Eastwood. Dono de uma melodiosa carreira, o ator/diretor misturou suas personas de caubói e músico em Honkytonk Man (1982), e dirigiu Bird (1988), sobre Charlie Parker, um de seus ídolos no jazz. Pianista experiente, também compôs as trilhas de Sobre Meninos e Lobos (2003), Menina de Ouro (2004), A Conquista da Honra (2006), A Vida Sem Grace (2007), A Troca (2008), Além da Vida (2010) e J.Edgar (2011). Logo, a associação de seu nome à adaptação de um espetáculo da Broadway ao cinema soava inusitada, mas seu currículo parecia casar perfeitamente com Jersey Boys, a história do grupo Frank Valli & The Four Seasons.

jersey boys

Na prática, porém, Eastwood se mostrou mais interessado na ligação do quarteto com a máfia do que com a criação de hits como "Sherry," "Big Girls Don't Cry" e "Walk Like a Man". A estrutura teatral criada por Marshall Brickman e Rick Elice foi mantida (a dupla também assina o roteiro do filme), mas qualquer sugestão de espetáculo foi cortada. Esse desprendimento do original foi rejeitado pela crítica nos EUA, que tachou a adaptação de conservadora por transformar o premiado musical (foram quatro prêmios Tony em 2006, e mais de US$ 1 bilhão arrecadado em ingressos) em mera cinebiografia. Na verdade, tivesse se distanciado ainda mais, evitando alguns trechos que pouco se desenvolvem e quebram o ritmo da narrativa, Jersey Boys teria encontrado a sua própria voz no cinema.

Dividido em quatro estações, cada ato é conduzido por um dos membros do grupo - Tommy DeVito (Vincent Piazza), Bob Gaudio (Erich Bergen), Nick Massi (Michael Lomenda) e Frankie Valli (John Lloyd Young) - que encaram o público e expõe a sua visão dos fatos. Eastwood, aproveita cada momento da fase marginal e de ascensão de seus protagonistas, narrada por DeVito e Gaudio, mas parece incerto na fase de queda e retorno do quarteto, conduzida por Massi e Valli. A convicção do diretor surge apenas no desejo de usar a tumultuada relação do grupo para criar a sua versão de Os Bons Companheiros. Joe Pesci, que não por acaso interpreta um mafioso chamado Tommy DeVito no filme de Martin Scorsese, é um personagem no longa (vivido por Joseph Russo). É o ator, então apenas mais um trambiqueiro de origem italiana em Nova Jersey, quem apresenta Gaudio à banda, descobrindo no compositor o elemento que faltava para o sucesso.

Ainda que falhe em explorar a qualidade musical de Frank Valli & The Four Seasons, deixando a música em segundo plano, as boas atuações e o divertido texto de Brickman e Elice sustentam a preferência da adaptação por uma realidade menos grandiloquente. Eastwood explora bem os personagens, que claramente considera mais interessantes do que a música que criaram. Jersey Boys se rende ao espetáculo apenas no rolar dos créditos, quando o diretor coloca todo elenco para cantar e dançar - até Christopher Walken, que faz o mafioso Gyp DeCarlo no longa, volta a mostrar o rebolado do clipe de "Weapon of Choice", do Fatboy Slim. O trecho mostra aos críticos que Eastwood saberia, sim, dirigir um musical, ele só não quis.

Jersey Boys - Em Busca da Música | Cinemas e horários

Nota do Crítico
Bom