Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Crítica

Operação Babá | Crítica

<i>Operação babá</i>

FY
12.05.2005, às 00H00.
Atualizada em 07.11.2016, ÀS 13H06

Operação babá
The pacifier

Canadá / EUA, 2005
Comédia - 95 min

Direção: Adam Shankman
Roteiro: Thomas Lennon, Robert Ben Garant

Elenco: Vin Diesel, Lauren Graham, Faith Ford, Brittany Snow, Max Thieriot, Chris Potter, Carol Kane, Brad Garrett, Morgan York, Kegan Hoover, Logan Hoover, Bo Vink, Luke Vink, Tate Donovan, Scott Thompson

Colocar uma estrela do cinema de ação em situações engraçadas e patéticas não é exatamente uma idéia nova. Do "governator" Arnold Schwarzenegger, passando por Silvester Stallone e até The Rock, muitos reis da testosterona já flertaram com a comédia.

A mais recente aposta de Hollywood, na figura dos Estúdios Disney, foi colocar Vin Diesel em Operação Babá (The Pacifier, 2004). Dessa vez, o ex-Triplo X interpreta Shane Wolfe, um graduado oficial da marinha que, por circunstâncias um pouco difíceis de engolir, é escalado para proteger uma família com cinco crianças. Ao se mudar para a casa dos Plummer, Shane precisaria apenas se preocupar com a segurança dos pirralhos por um fim de semana, mas acaba tendo de cuidar também do jantar e das fraldas sujas.

Como muitos devem imaginar, o filme não tem lá muitos lampejos de genialidade. Porém, a maior surpresa é que ele é realmente divertido. O roteiro pode ser repleto de clichês, como tombos na escada e situações improváveis, mas nem por isso deixa de ser competente. O maior mérito de Operação Babá é sua marcação milimétrica do desenvolvimento dos personagens com as risadas e emoções do público que - outra supresa - não são apenas risadas histéricas. Uma certa cena, lá pelo meio do filme, arrancou na sessão de pré-estréia um sonoro ooooohhh de toda a sala, incluindo aí até os críticos mais chatos.

O elenco competente compensa a desajeitada atuação de Vin Diesel. As crianças são carismáticas, suas cenas são pontuais e bem escritas. Até o bebê tem sua participação. Quem também dá o ar da graça, mesmo que em poucas cenas, é a Gilmore Girl Lauren Graham (a mãe, caso você esteja se perguntando). No papel da diretora Claire Fletcher, Lauren faz o interesse romântico de Diesel no melhor estilo "os brutos também amam". Já Brad Garrett (o Robert de Everybody loves Raymond) não consegue brilhar como vice-diretor, e sua atuação limita-se a poucas caras e bocas.

No final das contas, o saldo é positivo. Operação Babá consegue fazer tudo aquilo a que se propõe: divertir e fazer rir aqui e acolá. Mais que isso já seria pedir demais.

Nota do Crítico

Bom
Fábio Yabu

Operação Babá

The Pacifier

2005
12.05.2005
95 min
Comédia
País: Canadá, EUA
Classificação: 12 anos
Direção: Adam Shankman
Roteiro: Thomas Lennon, Robert Ben Garant
Elenco: Vin Diesel, Lauren Graham, Faith Ford, Brittany Snow, Max Thieriot, Carol Kane, Brad Garrett, Morgan York, Tate Donovan, Anne Fletcher