Filmes

Crítica

Inatividade Paranormal | Crítica

Filme misógino com Marlon Wayans é uma comédia sem graça e um terror sem sustos

17.10.2014, às 14H39.

No começo de O Mestre percebemos que há algo de errado com Joaquin Phoenix porque ele simula sexo com uma escultura de mulher na areia da praia por tempo demais: no começo é engraçado, mas a piada termina, o sexo continua, e logo tudo fica constrangedor e depois perturbador. Em Inatividade Paranormal (A Haunted House) é a mesma coisa - mas Marlon Wayans, ao contrário de Phoenix, não percebe que precisa se tratar.

inatividade paranormal

Paródia de Atividade Paranormal e outros filmes de terror de cenas encontradas, Inatividade Paranormal acompanha Malcolm (Wayans) e Kisha (Essence Atkins), casal que decide morar junto mas descobre que sua casa nova é assombrada. Um médium gay, um ex-presidiário exorcista e um primo gangsta de Malcolm são três dos estereótipos que aparecem ao longo do filme, e embora muita gente esteja dizendo que Inatividade Paranormal é mais homofóbico do que outros pastelões similares, Wayans (que escreve o roteiro com Rick Alvarez) e o diretor Michael Tiddes pesam a mão, mesmo, é na misoginia.

Há muito sexismo impregnado na nossa cultura em geral e na americana em particular - basta notar o apoio feminino que Chris Brown recebeu online depois de bater em Rihanna - e Wayans parece não ver aqui, com seu humor estereotípico que sempre transitou no limite da grosseria, que só está passando o mal adiante. A cena em que Malcolm "transa" com os bichos de pelúcia enquanto sua mulher não termina de se arrumar no banheiro (que não só é constrangedoramente longa como ainda continua depois dos créditos finais) funciona de gatilho da misoginia: Kisha sai do banheiro de pijama, e não com uma lingerie sensual, e até o fim do filme será castigada pelos maus espíritos por não cumprir às expectativas do marido.

O que se segue é um teste de resistência para a atriz Essence Atkins, submetida a piadas sobre herpes e odores internos e que atende por "bitch" do início ao fim. Por mais que Wayans zoe também a própria hombridade, no fim isso não compensa o tratamento dispensado às mulheres (além de Kisha há outra personagem, seu oposto, uma ninfomaníaca, o que prova que mesmo as mulheres-objetos não estão livres do escárnio). Inatividade Paranormal não é só uma comédia sem graça e um terror sem sustos; é um filme que termina deixando no espectador a sensação pesada de ter servido de cúmplice.

Inatividade Paranormal | Cinemas e horários

Nota do Crítico
Ruim