Filmes

Crítica

Halloween: Ressurreição | Crítica

<i>Halloween: Ressurreição</i>

17.07.2003, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H14

Halloween: Ressurreição
Halloween: Resurrection
EUA - 2002
Terror - 89 min.

Direção: Rick Rosenthal
Roteiro:
Larry Brand, Sean Hood

Elenco: Jamie Lee Curtis, Brad Loree, Busta Rhymes, Bianca Kajlich, Sean Patrick Thomas, Daisy McCrackin, Katee Sackhoff, Luke Kirby


Curtis e Myers em Ressurreição

O assassino no primeiro filme

Na pacata cidade de Haddonfield, Freddie Harris (Busta Rhymes) decide entrar no ramo dos reality-shows e consegue convencer um grupo de estudantes a passar uma noite na casa onde Michael Myers viveu sua curta infancia.

A história do psicopata é famosa: aos 6 anos de idade, ele matou sua irmã de 17 anos e foi preso. Em 1978, aos 21, ele conseguiu fugir enquanto estava sendo levado para uma audiência no tribunal. Sem pensar duas vezes, ele voltou à sua cidade natal para continuar seu banho de sangue. Suas próximas vítimas foram as adolescentes Annie e Lynda, amigas de Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), que seria a próxima da lista. Seria, pois ela consegue escapar do maníaco aos gritos (muitos gritos), murros, pontapes e facadas. Este é o enredo de Halloween (1978), um filme dirigido pelo jovem John Carpenter que custou apenas 300 mil dólares para ser feito e rendeu mais de 55 milhões só nos Estados Unidos. A fita foi a estréia de Jamie Lee Curtis, então aos 19 anos, no cinema.

Depois disso, Lee Curtis se tornou a "rainha do grito" e Halloween virou icone cult, com direito a várias sequências, não necessariamente continuações do filme original. Numa delas, descobriu-se que Laurie é irmã de Myers.

Passados 25 anos, a serie Halloween chega ao seu oitavo e último episodio - Halloween: Ressurreição (pelo menos é o que prometem os produtores). Porém, vale lembrar que Halloween H20 (o filme anterior) deveria ter fechado a franquia, com a morte de Michael Myers (não confundir com o comediante de Austin Powers). Mas como o próprio título já escancara, o nosso assassino mascarado está de volta (de máscara nova) e os fãs podem se preparar para mais pulos nas cadeiras, gritos e sangue na tela, principalmente porque quem também retorna é a "maninha" Laurie, disposta a acabar de vez com esta história.

P.S. Algumas curiosidades sobre a série:

  • A máscara de Michael Myers foi uma idéia desenvolvida para deixar o personagem o menos humano possível. Uma das primeiras idéias foi de usar uma máscara de palhaço, mas tudo mudou quando o diretor de arte Tommy Lee Wallace entrou numa loja e desembolsou US$ 1,98 por uma máscara do Capitão Kirk (William Shatner, de Star Trek - Jornada nas Estrelas). Quando chegou ao estudio, ele cortou mais os olhos para deixá-los maiores e pintou a máscara com uma tinta branca. Pronto, nascia naquele momento uma das criaturas mais aterrorizantes do cinema.
  • Jamie Lee Curtis nao era a preferida de John Carpenter para o papel de Laurie Strode, mas como a mãe dela (Janet Leigh) havia participado de Psicose (Psycho, de Alfred Hitchcock - 1960), os produtores acharam que seria uma boa idéia usar isso para promover o filme;
  • A participação de Lee Curtis em Halloween: Ressurreição foi filmada em apenas 4 dias. O primeiro Halloween foi filmado em 21 dias.